A partir de terça-feira (16) começa a funcionar o cadastro
para o bloqueio de ligações de telemarketing das empresas de telecomunicações.
Na plataforma on-line naomeperturbe.com.br será possível cadastrar o número de
telefone para não receber mais chamadas de todas as empresas signatárias do
acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): Algar, Claro, Oi,
Nextel, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.
Os detalhes ainda serão fechados, nesta segunda-feira, em
uma reunião entre a Anatel e o SindiTelebrasil (que reúne as empresas do
setor), mas a proposta é que, no site do Cadastro Nacional de Não Perturbe, o
consumidor possa bloquear as chamadas indesejadas tanto por operadora como por
tipo de serviço — telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura.
— Já fui muito incomodado. Eles deveriam ligar para quem já
demonstrou interesse em algum de seus serviços, não para os que já disseram não
querer — queixa-se o aposentado Manoel Meirelles, de 72 anos.
Monitoramento
contínuo
Não à toa, a Anatel pressionou o setor para apresentar uma
solução para o problema. A plataforma é a primeira de gestão das empresas no
país.
— A implementação da lista nacional de “não perturbe” busca
proteger o consumidor do comportamento das empresas. O monitoramento da Anatel
não será interrompido — afirma o presidente da agência, Leonardo Euler de
Morais.
O descumprimento do bloqueio feito via cadastro é passível
das multas regulamentares da agência, que podem chegar a R$ 50 milhões, de
acordo com a gravidade.
Diretor executivo do SindiTelebrasil, Carlos Duprat diz que,
pela primeira vez, as empresas sentaram-se à mesa para uma decisão conjunta relativa
à estratégia comercial:
— Nosso setor é muito competitivo. Como o consumidor pode
levar seu número para onde for, o tempo todo há mudanças, por isso existe uma
briga muito grande entre as empresas para conquistar esse cliente. Mas
percebemos que essa estratégia está afetando a nossa imagem. O cadastro é
bastante simples e transparente, atendendo ao desejo do consumidor.
Para a advogada Bianca Macário, de 25 anos, bloquear as
chamadas indesejadas terá efeito sobre a sua produtividade no trabalho:
— Já interrompi reunião para atender uma ligação insistente,
e era telemarketing.
Para Luciano Timm, titular da Secretaria Nacional do
Consumidor (Senacon), que vem trabalhando em parceria com Anatel no tema, a
solução apresentada para as empresas de telecomunicações poderá ser ampliada
para outros setores.
Novidades à frente
Na avaliação do professor de direito do consumidor Ricardo
Morishita, a iniciativa de autorregulação das empresas de telecomunicações
deveria ser copiada:
— Bom senso e razoabilidade não deveriam depender do Estado,
mas de decisões maduras e responsáveis de todos.
Coordenador do programa de Direitos Digitais do Instituto
Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Diogo Moyses diz que o cadastro de
bloqueio de ligações é um avanço:
— É muito positivo, mas ainda insuficiente. O que defendemos
é que as empresas só possam ligar para o consumidor mediante autorização
expressa, até porque o número do telefone é um dado pessoal. O lançamento do
cadastro, de fato, não encerra a discussão.
A Anatel decidiu acelerar a mudança
das regras sobre ligações de telemarketing no Regulamento Geral de Direitos do
Consumidor de Telecomunicações (RGC). A consulta pública deve ser realizada
ainda neste semestre.
— As áreas técnicas estudam medidas para combater os
incômodos gerados por ligações mudas e realizadas por robôs, mesmo as de setores
não regulados pela Anatel. As operadoras também estudam outras medidas que
resultarão, até setembro, em um código de conduta — ressalta o presidente da
agência.
Em pesquisa feita pela Senacon em abril, 92,5% dos
entrevistados diziam receber chamadas indesejadas. Na maioria dos casos
(55,6%), não conseguiam identificar a empresa de origem.
— Desde que tive o primeiro número no meu nome, em 2013,
recebo ligações sem parar — queixa-se a universitária Bárbara Santiago, de 21
anos, que conta as horas para a plataforma entrar no ar. O site
naomepertube.com.br entra no ar na terça-feira, dia 16, ainda sem hora marcada.
Informando o número do CPF do titular da linha, o usuário vai poder cadastrar
quantas linhas tiver em seu nome para não receber chamadas de telemarketing.
Quem pode ser
bloqueado
A proposta é que se possa bloquear as ligações de uma
operadora, várias ou todas. Também deve ser oferecida a possibilidade de
bloqueio por tipo de serviço (telefonia fixa, celular, internet e TV por
assinatura). Não se sabe se todas as funcionalidades estarão disponíveis já na
terça-feira. Vale lembrar que o cadastro só é válido para chamadas feitas por
empresas de telecomunicações.
Prazo para bloqueio
Após o cadastro do número, haverá um prazo para início do
bloqueio efetivo, estimado em 30 dias.
Dias e horários
As empresas do setor se comprometeram a realizar ligações em
dias úteis entre 9h e 21h, e nos sábados das 10h às 16h. Estão proibidas as
chamadas para oferta de serviços em feriados nacionais e aos domingos.
Limites
Na carta-compromisso assinada pelas empresas, cada operadora
pode fazer até três ligações por dia para o consumidor, salvo aquelas por
solicitação ou com autorização do usuário.
Ligações que caem
A Anatel estuda como combater as ligações mudas, feitas por
robôs, que caem quando o consumidor atende, mesmo que originadas por outros
setores.
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