Um estudo feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes
Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que
7,8 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses. Os
dados mostram que a maior parte das ocorrências (41%) está ligada à clonagem de
cartões de crédito.
De acordo com o levantamento, outros golpes mais comuns
envolvem o uso indevido do nome para contratação de empréstimos (12%),
falsificação de documentos para abertura de crediário (10%) e pagamento de
boletos falsos (10%), e há ainda pessoas que foram vítimas de clonagem de
cartão de débito (7%), falsificação de cheque (7%) e clonagem da placa de veículo
(7%).
De acordo com o SPC Brasil, Além de prejuízos financeiros e
constrangimento, o consumidor sofre com o tempo gasto para resolver os
processos burocráticos para regularizar sua situação, como comprovar que não
realizou compras indevidas ou resolver uma possível negativação do CPF.
Para
auxiliar a população na proteção contra fraudes, o SPC Brasil disponibilizou a
ferramenta “SPC Avisa”. Com o serviço, o consumidor receberá informações via
e-mail sempre que seu nome for incluído, excluído ou sofrer alterações
cadastrais no banco de dados da entidade.
A pesquisa ouviu 800 consumidores em setembro de 2018 com
idade superior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes
sociais, em 12 capitais das cinco regiões brasileiras. A margem de erro é de
3,5 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%. *Agência Brasil
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