sábado, 23 de março de 2013

Dormir bem à noite pode ser a melhor forma de obter um peso saudável


Há anos os pesquisadores sabiam que as pessoas que dormem menos do que cinco ou seis horas diárias estão mais propensas a estarem acima do peso.

Entre as crianças, o tempo de sono inferior a 10 horas diárias está associado ao ganho de peso. Um novo e fascinante estudo agora sugere que essa associação talvez seja mais perigosa do que se pensava.

Perder apenas algumas horas de sono durante algumas noites seguidas pode gerar um aumento de peso quase imediato. 
Pesquisadores do sono da Universidade do Colorado recrutaram 16 pessoas saudáveis, de ambos os sexos, para um experimento de duas semanas com monitoramento do sono, metabolismo e dos hábitos alimentares.

Não foi permitido que nada ocorresse de forma natural: os participantes permaneceram em um quarto especial que permitia aos pesquisadores monitorar seu metabolismo por meio da medição da quantidade de oxigênio inalada e de dióxido de carbono expelida. 

Cada bocado de alimento ingerido era registrado e foi imposta uma rotina de sono rígida aos participantes. A meta era determinar se apenas uma semana de sono inadequado – como ocorre quando estudantes se preparam para uma prova ou quando profissionais ficam acordados até mais tarde para cumprir prazos de entrega de tarefas – influenciava no peso, comportamento e na fisiologia das pessoas.

A equipe consentiu que metade dos participantes dormisse nove horas na primeira semana do estudo e a outra metade ficasse acordada até quase meia-noite e depois dormisse por cinco horas. O acesso a alimentos era ilimitado para todos os participantes.

Na segunda semana, os cientistas inverteram o tempo de sono permitido para os dois grupos: o grupo que havia dormido nove horas passou a dormir por cinco horas e vice-versa. Interessantemente, eles descobriram que quando os participantes ficaram acordados até tarde e dormiram apenas cinco horas seu metabolismo aumentou.

Os participantes que tiveram seu sono reduzido queimaram na realidade 111 calorias a mais por dia, de acordo com as descobertas publicadas na semana passada no periódico The Proceedings of the National Academy of Sciences.

"Acreditamos que seria mais agradável dizer às pessoas que elas precisam dormir mais como um meio de melhorar sua saúde metabólica", afirmou Brady. "Acreditamos que o sono seja pouco valorizado." Fonte: Uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário