Passa a vigorar nesse sábado (15) a nova política de dados
do Whatsapp. O aplicativo passará a compartilhar informações de contas de
negócios (a modalidade Whatsapp Business) com o Facebook, plataforma central da
empresa de mesmo nome que controla o app de mensagem.
A mudança ocorre sob protestos de órgãos reguladores
brasileiros. Na semana passada, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica
(Cade), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), a Secretaria
Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacom) e o Ministério
Público Federal (MPF) emitiram recomendações apontando problemas nas novas
políticas.
No documento conjunto, os órgãos avaliam que as mudanças podem trazer riscos à proteção de dados dos usuários do aplicativo, além de impactar negativamente nas relações de consumo estabelecidas entre os usuários e a empresa.
No âmbito concorrencial, as novas regras podem impactar negativamente a competição no mercado. Por isso, os órgãos solicitaram o adiamento do início da vigência das normas.
Nesta sexta-feira (14) o Cade divulgou nota na qual diz que
o Whatsapp “se comprometeu a colaborar” com os órgãos reguladores que enviaram
a recomendação. No prazo de três meses a partir de hoje as autoridades farão
novas análises e questionamentos à empresa, que manifestou disposição em
dialogar.
“No documento enviado às autoridades, o WhatsApp informa que não encerrará nenhuma conta, e que nenhum usuário no Brasil perderá acesso aos recursos do aplicativo nos 90 dias posteriores ao dia 15 de maio como resultado da entrada em vigor da nova política de privacidade e dos novos termos de serviço nesta data”, diz o texto.
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