domingo, 27 de janeiro de 2019

Número de mortos sobe para 58 em Brumadinho; 305 estão desaparecidos


O Corpo de Bombeiros informou, na noite deste domingo (27), que pelo menos 58 pessoas morreram em decorrência do rompimento da barragem em Brumadinho (MG).

Nenhum sobrevivente foi encontrado neste terceiro dia de buscas –somente hoje, 21 corpos foram localizados. A Polícia Civil confirmou a identificação de 19 vítimas (veja abaixo). Até o momento, 192 pessoas foram resgatadas com vida.

Segundo os bombeiros, 305 pessoas estão desaparecidas. O número, que antes era de 287, aumentou por conta de famílias que cadastraram mais pessoas ao longo deste domingo.

Nesta noite, mais um ônibus foi encontrado soterrado pela lama em uma região próxima ao refeitório da Vale, que ficava logo abaixo da barragem que se rompeu. Ainda não há informações sobre quantas pessoas estavam dentro do veículo. No sábado (26), foi localizado um ônibus com dez vítimas.

“Não sabemos a quantidade de corpos no ônibus ainda, mas os trabalhos estão sendo feitos. Por conta desse fato, vamos estender as buscas neste domingo”, afirmou o tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil de Minas Gerais.

O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, informou que os oficiais já atuam no local para abrir um caminho de acesso ao interior do ônibus. Segundo ele, há regiões onde a lama pode chegar a 15 metros de altura.

“O trabalho é demorado. Não é uma questão de colocar mais gente nos locais. O serviço de escavação é específico. Temos locais com 15 metros de lama. Colocar mais pessoas na superfície não vai resolver esse problema”, disse.

A partir desta segunda-feira (28), devem ser utilizados equipamentos trazidos por uma missão israelense. Segundo o governo de Minas Gerais, 136 militares israelenses irão auxiliar nos trabalhos de buscas e salvamentos das vítimas da barragem. A expectativa é que a comitiva desembarque no Aeroporto Internacional de Confins ainda esta noite.

Sirenes e evacuação

Mais cedo neste domingo, moradores de quatro regiões, incluindo o centro de Brumadinho, foram retirados de suas casas por risco de rompimento iminente da barragem 6, que também pertence à mineradora Vale. O trabalho de buscas chegou a ser suspenso pela manhã, sendo retomado por volta das 15h pelos bombeiros.

Minutos antes de anunciar a retomada das buscas, Godinho e um representante do Corpo de Bombeiros informaram que ao menos 3 mil pessoas seriam evacuadas. No total, segundo as primeiras avaliações das autoridades, ao menos 24 mil pessoas estariam em áreas de risco.

A partir deste domingo, o espaço aéreo da região ficará fechado para aeronaves em geral por determinação da Aeronáutica. O objetivo é facilitar ações de resgate. “Somente aeronaves envolvidas nas ações de resgate podem sobrevoar o local”, disse um porta-voz dos bombeiros. * Notícias Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário