segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Bancos e empresas já podem consultar cadastro positivo


A consulta do cadastro positivo já pode ser realizada por bancos, comerciantes e empresas que emprestam dinheiro, com o objetivo de obter a lista daqueles considerados bons pagadores.

Após a consulta do cadastro, as respectivas empresas decidem se concedem crédito ou parcelamentos aos consumidores interessados.  Neste sábado (11), o Serasa já liberou a consulta, e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) deve abrir os dados coletados na quarta-feira (15). 

De acordo com a legislação, somente as empresas nas quais o cliente buscar crédito podem consultar os dados, ou seja, a empresa não pode levantar as informações caso o consumidor não tenha pedido crédito em um de seus estabelecimentos.

No momento, as empresas podem consultar cinco tipos de informações sobre o cliente: nota de crédito (score), que representa a capacidade de pagar o empréstimo; índice de pontualidade de pagamento (número de contas quitadas, vencidas ou canceladas); índice de comprometimento de gastos (tipo de despesas, como consumo, empréstimos, cartão e financiamentos); quantidade de consultas do CPF por segmento de empresas; e histórico consolidado de compromissos assumidos (valores e datas de pagamento).

Entretanto, os bens comprados pelo consumidor não podem ser acessados, nem o nome das instituições onde ele contraiu operações de crédito e o saldo em conta corrente ou de investimentos. Quem quiser consultar a situação no cadastro ou pedir a exclusão da lista de bons pagadores deve procurar uma das quatro empresas administradoras dos bancos de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário