As pessoas com linha telefônica pré-paga em 17 estados têm
até o dia 18 de novembro para fazerem um recadastramento e atualizarem seus
dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado.
A medida faz parte do
projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a criação do
cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga.
O procedimento é aplicado apenas aos usuários com pendências
cadastrais. Os usuários de pacotes
pré-pagos serão acionados pelas operadoras por canais como mensagem de texto,
ligações ou pop ups em sites. Para tirar dúvidas basta ligar para a central de
atendentimento da sua operadora.
A exigência vale para os moradores de cidades dos seguintes
estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão,
Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio
Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo. Esta é a terceira e última fase do
recadastramento, que iniciou em 2 de setembro.
Antes dela, residentes das demais Unidades da Federação também entraram na obrigação do recadastramento. O processo ocorreu até o dia 15 de outubro nos seguintes estados: Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina.
As operadoras disponibilizaram canais de atendimento para
fornecer mais informações sobre o recadastramento, como páginas específicas nos
sites e números, conforme dados da Anatel.
Após a conclusão do recadastramento, as informações serão reunidas
em um site, a ser disponibilizado em janeiro do ano que vem pela Anatel.
Os
cidadãos poderão consultar as linhas ativas a partir do seu registro no
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para identificar se aquelas listadas estão
corretas. Segundo a Agência, assim será possível identificar eventuais fraudes.
(Agência Brasil)
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