Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. No Brasil, o número de mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) caiu entre janeiro e julho deste ano, em comparação com os anos anteriores.
O número de mamografias realizadas
até julho de 2020 foi de 1,1 milhão, contra 2,1 milhões nos mesmos períodos de
2018 e 2019.
De acordo com o Ministério da Saúde, a pandemia de covid-19
foi o fator principal para a diminuição da procura por esse serviço, ainda que
as unidades de saúde tenham mantido o atendimento e a oferta de tratamento às
pacientes.
Com o slogan Cuidado com as Mamas, Carinho com seu Corpo”, a
campanha do Outubro Rosa de 2020 busca conscientizar as mulheres sobre a
importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. No âmbito do SUS,
o controle passa pelo diagnóstico precoce na Atenção Primária à Saúde e pelo
rastreio mamográfico.
A recomendação é que mulheres sem sintomas ou sinais de doença com idade entre 50 a 69 anos façam a mamografia a cada dois anos. Ao ser atendida na Unidade Básica de Saúde, independentemente do motivo da procura, toda mulher nessa faixa etária deve ser abordada para a realização do exame.
De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer
(Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o Brasil terá em 2020 mais de
66,2 mil novos casos de câncer de mama, que podem evoluir de diferentes formas.
Por isso, a campanha alerta que para que as mulheres fiquem atentas ao próprio
corpo.
“As usuárias devem ser empoderadas para que elas possam perceber as alterações no próprio corpo, uma vez que a autonomia do cidadão também passa pelo autocuidado. Nossas mulheres devem ser orientadas a examinar as mamas por ocasião da sua avaliação mensal, após o término da menstruação e uma vez ao ano na consulta com o ginecologista”, explicou o diretor do Departamento de Ações Estratégicas, Antônio Braga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário