sábado, 31 de outubro de 2015

Operadoras de telefonia pedirão à Anatel punição de WhatsApp e aplicativos de voz


O sindicato das empresas de telefonia fixa e móvel do Brasil (Sinditelebrasil) deve ingressar nos próximos dias com uma ação junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para solicitar que o órgão regulador puna aplicativos como WhatsApp, Viber, Skype, entre outros, serviços concorrentes de empresas tradicionais, permitindo, por exemplo, chamadas telefônicas através da internet. 

De acordo com coluna do Lauro Jardim, de O Globo, os termos da denúncia estão sendo finalizados e a ação deve ser remetida à Anatel em dentro de uma semana. Com o documento, as empresa visam modificar os serviços dos atuais aplicativos, considerados desiguais pelas operadoras, que alegam se sentir prejudicadas pelos dispositivos. Em abril, o presidente da Anatel, João Rezende, já havia se declarado contra a proibição ao WhatsApp.

Salvador: Avião cai no mar durante acrobacias e mata piloto


Um avião caiu no mar durante apresentação da "Esquadrilha Textor Show", por volta das 15h45 deste sábado (31). O acidente ocorreu na região do Barravento, próximo ao Farol da Barra. 

Duas equipes do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) estão fazendo o resgate. Uma embarcação da Marinha também foi deslocada. Não há informações sobre feridos. A apresentação ocorre em comemoração ao Dia do Aviador e o mês da Asa. 

De acordo com a assessoria da Força Aérea Brasileira, Major Celino, apenas um piloto estava na aeronave de número 5. Segundo o major, o avião colidiu com o mar após uma série de acrobacias.

Recém-nascido é abandonado dentro de bolsa em Itapetinga


Um recém-nascido foi encontrado na manhã deste sábado (31) dentro de uma sacola de viajem em uma estrada vicinal próximo ao Sítio Paraíso, no Bairro Ecosane, na cidade de Itapetinga, sudoeste do estado da Bahia. 

Segundo Eduardo Gabriel Chaves, de 21 anos, ao passar pelo local ouviu um som vindo de uma sacola preta deixada perto da guia do calçamento, no primeiro momento ele pensou que se tratava de um gato, porém decidiu abrir a sacola para averiguar o que de fato estava no interior da sacola, ao abrir se deparou com um recém-nascido. 

Imediatamente ele acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que ainda no local prestou os primeiros socorros, seguida encaminhou o recém-nascido, um bebê do sexo masculino, para o Hospital Cristo Redento/Fundação José Silveira.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tendência: Laranja é a cor do esmalte para o verão


As unhas são acessórios a parte, mas ultimamente fazem grande sucesso com a enorme quantidade de cores, acessórios e decorações. 

Com as unhas é possível pintar e bordar, fazer tudo que é do imaginário para estar na moda e combinar com os mais variados looks e eventos. 

As cores são muito importantes para harmonizar o look não importa o feitio nem o modelo das unhas, mas o estilo de cada mulher, pois compridas ou curtas todas combinam com os esmaltes e marcas. Mas para o verão a cor predominante é o laranja.

Vitória da Conquista: Casal ateia fogo em morador de rua


Está gravemente ferido o morador de rua que teve o corpo queimado após um casal atear fogo. O fato ocorreu por volta das 20h desta sexta-feira, 30, na Av. Rosa Cruz, em frente ao Centro de Cultura, em Vitória da Conquista.

Um amigo o identificou como sendo Heling de Jesus Santos. Populares disseram que houve uma discussão da vítima com um casal, também de moradores de rua, que jogaram tinner e atearam fogo. 

Um motorista que passava pelo local teve que utilizar um extintor de incêndio para apagar as chamas do corpo da vítima.

Servente de pedreiro é assassinado com quatro tiros em Itarantim


O jovem, Getúlio Silva Viana, 28 anos, foi assassinado com quatro tiros no início da noite desta quinta-feira (29). O crime ocorreu na casa onde o mesmo residia no bairro Bob Kennedy próximo ao cais. 

Segundo informações, a vítima foi chamada até o portão, chegando lá foi surpreendido por um homem desconhecido, que sacou a arma e deflagrou os tiros acertando três deles nas pernas e um nas costas.

 Socorrido ainda com vida, Getúlio não resistiu e morreu às 19:25 hrs no Hospital Regional de Itarantim (HRI). Com informações do Itarantim Online.

Lutadora de jiu-jítsu domina ladrão após assalto no Centro de Itapetinga


Vários detentos do presídio regional de Jequié foram beneficiados com saída temporária por causa do feriado do Dia de Finados.

Pessoas que foram pressas, julgadas e condenadas em Itapetinga, mas que cumprem pena no citado presídio, também estão na lista. Aleandro Santos Campos, de 33 anos, foi um dos beneficiados, porém já está de volta ao xilindró.

De acordo com a polícia, por volta das 15 horas desta quinta-feira (29), uma estudante de 16 anos passava pela Rua Sete de Setembro, no Centro de Itapetinga, quando teve o celular roubado por Aleandro.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Desemprego continua subindo e fecha trimestre em 8,7%


A taxa de desemprego no Brasil segue crescendo e fechou em 8,7% o trimestre encerrado em agosto, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) nesta quinta-feira (29). 

O número da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua é o maior desde 2012, quando começou a série histórica. A estimativa é que o país tem atualmente 8,8 milhões de pessoas sem emprego, o que representa um crescimento de 7,9% em relação trimestre entre março a maio deste ano. 

Na comparação com o mesmo período do ano passado (entre junho e agosto), o aumento é de 29,6%. No trimestre encerrado em maio, a desocupação ficou em 8,1%. 

Funcionários do Banco do Nordeste encerram greve na Bahia


Os funcionários do Banco do Nordeste decidiram, em assembleia realizada na quarta-feira (28), encerrar a greve que durou 23 dias no estado. 

Os trabalhadores da instituição financeira foram os únicos entre os bancários que decidiram manter a greve, mesmo após a categoria ter decidido encerrar a paralisação na segunda-feira (26). Os funcionários do BNB retornam ao trabalho nesta quinta (29). 

Apesar da decisão, em nota, o Sindicato dos Bancários da Bahia afirmou que a proposta recebida pelo Banco do Nordeste ainda é insuficiente e não abrange reivindicações como contratações e revisão do Plano Carreira e Remuneração (PCR). 

Mulher mata companheira, esconde corpo em cama box e tenta fugir em carroça


Uma mulher foi presa após matar a companheira de 20 anos durante briga com cerca de 50 facadas na cidade de Feira de Santana, nesta quarta-feira (28).

A suspeita de cometer o assassinato foi flagrada, por volta das 14h30, no momento em que tentava transportar em uma carroça o corpo da vítima, Thaiure Silva De Araujo, escondido dentro de uma cama box. Segundo informações da Polícia Civil, o crime foi cometido pela manhã dentro de uma casa na Avenida Canal, no bairro Rua Nova, onde as duas moravam. 

Não há informações sobre o que teria motivado a briga. A principal suspeita é de crime passional, segundo a polícia. Na casa, a polícia encontrou uma faca que pode ter sido a arma utilizada no crime. No local, também foi localizado uma fronha com manchas de sangue.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2015


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) acabou de divulgar os gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

As provas do Enem foram aplicadas no último final de semana, nos dias 24 e 25, e mais de 5,7 milhões de candidatos fizeram o exame. As provas digitalizadas estarão disponíveis na sexta-feira (30).

As notas individuais só poderão ser consultadas na primeira semana de janeiro, quando também deve ser lançado, segundo o Ministério da Educação, o edital com as vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para acesso a instituições públicas de ensino superior. 

Polícia realiza a maior apreensão de explosivos de Vitória da Conquista


Na noite dessa terça-feira (27), foi realizado em Vitória da Conquista a maior apreensão de explosivos já registrada na cidade. 

Quarenta e oito cartuchos “bananas” de explosivos em gel (dinamites), uma caixa com 100 espoletas e oitenta metros de estopim, além de uma barra de maconha e várias embalagens para comercialização de entorpecente, foram encontrados em uma residência no Bairro Kadija.

Segundo informações, os policiais chegaram até uma residência após receber uma denúncia do proprietário do imóvel. Ele entrou em contato com a polícia depois de vencer o prazo do pagamento do aluguel da casa e não conseguir contato com o locatário.

Linguiça, bacon e presunto são cancerígenos, diz OMS


O maior consumo de carne processada aumenta o risco de câncer do intestino em humanos, e a carne vermelha é fator de risco provável, afirmaram especialistas da OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta segunda-feira (26), divulgando um relatório que deve acirrar o debate sobre os méritos de uma dieta baseada em carne.

A IARC (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer), braço da OMS baseado na França, colocou produtos como salsichas, linguiças, presunto e bacon em sua lista do grupo 1, que já inclui o tabaco, amianto e fumaça de diesel, para os quais já há “evidência suficiente” de ligação com o câncer. 

A decisão não foi tomada apenas com base em estudos novos, mas em uma análise da literatura médica sobre o assunto existente até agora, mais de 800 estudos. (G1)

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Brumado: Servente de pedreiro mata irmão com enxada e marreta


O lavrador Vilmar Lobo dos Ângelos, popular Coió, de 44 anos, foi morto pelo próprio irmão, o servente de pedreiro Orlei Lobo dos Ângelos, o Baixinho, de 59 anos. 

O crime aconteceu no início da noite da última segunda-feira (27), na comunidade da Lagoa Funda, em Brumado. Familiares relataram que os irmãos moravam na mesma casa e, embora fossem muito queridos nas comunidade, viviam brigando. 

Além disso, eles sempre se alteravam quando bebiam. “Ele me importunou e eu não gostei, aí eu peguei o cabo da enxada e dei na cabeça dele. Quando ele caiu, terminei o serviço com uma marreta, que abriu a cabeça dele. 

Bancários aceitam acordo de 10% e voltam às atividades nesta terça


Após 21 dias de paralisação, a greve dos bancários chegou ao fim nesta segunda-feira (26) na Bahia e em outros estados. Primeiro, bancários da rede privada concordaram em dar fim à paralisação. 

Logo depois, aconteceram votações específicas para o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, também optando pela volta aos trabalhos. 

Apenas o Banco do Nordeste rejeitou a proposta apresentada pelos empresários e permanece com as atividades paralisadas, segundo o presidente do sindicato, Augusto Vasconcelos. 

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Grave acidente na BR 116 deixa um morto e cinco feridos


Na noite deste domingo (25) um homem morreu e cinco pessoas ficaram feridas, após acidente na BR 116, trecho de Vitória da Conquista.  De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu uma van e dois carros.

Um carro de passeio colidiu na traseira de uma van, que saiu pela direita da via e acabou capotando. O condutor do carro perdeu o controle do veículo, que invadiu a pista no sentido contrário e colidiu com outro carro de passeio.

Ainda de acordo com a PRF, o motorista do carro que colidiu com a van morreu no local. Já os ocupantes da van ficaram ilesos, exceto um passageiro que teve ferimentos leves e foi levado para o Hospital São Vicente. 

Enem registra 25,5% de abstenção este ano, menor percentual desde 2009


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) feito este ano registrou o menor índice de abstenção desde 2009: 25,5%. A informação foi divulgada neste domingo pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Na edição do ano passado, o índice foi 28,9%. "Temos conseguido reduzir as abstenções progressivamente", disse Mercadante durante entrevista coletiva. O ministro reforçou que os estudantes que conseguiram isenção da taxa de inscrição este ano, mas não justificaram ausência na prova, só farão o Enem em 2016 mediante pagamento.

Mercadante avaliou a aplicação das provas em 2015 como um trabalho exitoso. "Tivemos um excelente exame, apesar do tamanho extraordinário que tem o Enem", disse. 

domingo, 25 de outubro de 2015

Vela acessa causa incêndio em residência e bebê morre no município de Itororó


Uma criança de nome Pedro Lucas Costa Marques de 1 anos e 10 meses faleceu na madrugada deste domingo, 25, após a residência em que ele dormia pegou fogo no distrito de Rio do Meio, distante de Itororó 13km.

Informações colhidas pela equipe do Blog Itororó Já dão conta que a criança dormia em um colchão no chão do segundo quarto da residência localizada à Rua Silvio Benício em Rio do Meio e no momento do incêndio estava sozinha em casa. 

Segundo dados da polícia a sua genitora de nome Michelle Costa de Almeida foi chamada por vizinhos em um Bar do distrito e voltou para casa imediatamente, porém, ao retornar a criança já havia morrido asfixiada pela fumaça causada pelo incêndio que foi provocado por uma vela deixada acesa no local.

Nova assembleia nesta segunda-feira pode por fim a greve bancária


O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou que fará nova assembléia na segunda-feira (26), às 18h30, no Ginásio de Esporte da categoria, no centro de Salvador, para avaliar os itens oferecidos pelos bancos para encerrar a greve que começou no dia 6 de outubro. 

De acordo com comunicado emitido pelo sindicato neste sábado (24), o convite para que os trabalhadores participem do encontro ocorre após a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) apresentar uma nova proposta.

O Comando Nacional dos Bancários vai recomendar que a categoria aprove a proposta de reajuste salarial apresentada pela Fenaban, o que pode marcar o fim da greve da categoria. 

Abstenção no Enem atinge 25,31% no primeiro dia


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou hoje (25) que o índice de abstenção no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de 25,31%, em torno de 1,8 milhão, número menor do que o registrado em 2014. 

O menor índice foi na Paraíba, com 20,67%, e o maior em Roraima, 34,9%. “A cada ano vem diminuindo o número de abstenção. E celebramos o desempenho de Santa Catarina, com abstenção de 22,36%, abaixo da média. 

As chuvas não prejudicaram o Enem no estado”, disse. A abstenção neste primeiro dia no Distrito Federal foi de 29,36%, em São Paulo, 26,76%, e no Rio de Janeiro, 25,32%.

sábado, 24 de outubro de 2015

Conquista: Corpo de adolescente é encontrado com sinais de tortura


O corpo de um adolescente de 16 anos foi encontrado em um matagal no Loteamento Jardim Sudoeste, Zona Sul de Vitória da Conquista. 

A própria família do jovem foi quem encontrou o corpo, após receber a informação de que tiros foram ouvidos próximo ao matagal. Ele estava desaparecido desde a última quarta-feira (21).

De acordo com a polícia, o adolescente foi torturado, inclusive teve a orelha cortada, e executado a tiros. A vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas e chegou a ser apreendido comercializando entorpecentes.

Foragidos da DT de Macarani são recapturados em Maiquinique


Após monitoramento por onde passavam, em que direção estavam indo e o local preciso onde estavam homiziados (escondidos), o delegado titular da DT de Macarani, Dr. Irineu Andrade e policiais civis da Unidade chegaram aos quatro dos cinco fugitivos da Delegacia Territorial daquele município.

A Operação de Recaptura dos fugitivos foi elaborada e comandada pelo DPC Irineu Andrade que contou a participação de investigadores e escrivães da DT de Macarani.

Os fugitivos recapturados foram encontrados no meio rural de Maiquinique, inclusive a arma de fogo furtada na DT, uma espingarda calibre 12 foi recuperada. Não houve reação e a operação foi coroada de êxito. 

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Presos fogem da delegacia de Macarani nesta sexta-feira


No final da tarde desta sexta-feira, um guarda municipal que tomava conta dos presos na carceragem da Delegacia Territorial de Macarani, foi rendido por alguns detentos custodiados e cinco deles fugiram da Unidade Policial.

A DT de Macarani informou a Coordenadora Regional da 21ª COORPIN de Itapetinga, Dra, Rosilene Moreira. 

Algumas incursões da Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar de Macarani estão sendo realizadas na cidade com intuito de localizar os fugitivos. Com informações do Itapetinga na Mídia.

Jovem é morto com vários tiros na cabeça em Itapetinga


Um rapaz de 21 anos de idade foi morto com vários tiros na cabeça na noite desta sexta-feira, 23 de outubro, no Residencial Doze de Dezembro, localidade também conhecida como “Brogodó”, na cidade de Itapetinga, no Sudoeste do Estado. 

De acordo com testemunhas, dois indivíduos numa motocicleta de dados ignorados passaram pelo local e abriram fogo contra Lucas Souza Costa. 

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) compareceu na cena do crime, mas a vítima já estava sem vida. De acordo com a família, o rapaz tinha passagens por tráfico de drogas na delegacia local. Ele morava com os pais no referido bairro. 

ENEM será aplicado neste sábado e domingo; confira as dicas de última hora


Milhares de estudantes se preparam nessa reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM em busca de conquistar uma vaga no Ensino Superior. A prova será aplicada neste sábado e domingo, dias 24 e 25 de outubro. 

Na verdade não há mais tempo para estudar, pois pode aumentar a ansiedade. O momento é descansar.
A principal mudança da edição do exame deste ano, em relação a anos anteriores, é o horário de fechamento dos portões. 

Eles continuarão sendo fechados às 13h do horário de Brasília, e quem ficar de fora não poderá participar da prova. Porém, as provas começarão 30 minutos após o fechamento dos portões. No primeiro dia, o horário das provas será entre 13h30 e 18h. No segundo, será entre 13h30 e 19h.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Itaju do Colônia: Vereador é flagrado com amante e foge nu


O caso inusitado aconteceu na cidade de Itaju do Colônia, no litoral sul. Um vereador que não teve o nome revelado foi flagrado pelo marido de sua amante.

Ao ser pego com a 'boca na butija', o edil fugiu sem roupas e ficou conhecido na cidade como vereador “corre nu”.

Segundo o blog Políticos do Sul da Bahia, o esposo da mulher ficou revoltado e partiu para o ataque. O vereador deixou o carro e correu pelo pasto. O carro do vereador foi destruído pelo esposo. {Imagem Ilustrativa}. 

Governo de Rui Costa tem quase 60% de aprovação, diz pesquisa


A aprovação do governador Rui Costa (PT) cresceu e chega a 59,5% entre os baianos. Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, 33,6% desaprovam a gestão do petista e 6,9% não sabem ou não opinaram. 

Em julho deste ano, 57,1% dos pesquisados aprovavam o governo de Rui, enquanto a desaprovação chegava a 36,5%. 

Entre os ouvidos, a Saúde foi apontada por 32,8% como principal problema do estado, seguida por Segurança Pública (23,6%) e Desemprego (12,1%). A pesquisa ouviu 643 pessoas entre 10 e 15 de outubro de 2015. *Bahia Notícias.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Você sabe a hora local de fechamento dos portões do Enem? Confira!


O horário de verão 2015/2016 começou na madrugada deste domingo (18) e, neste ano, atinge dez estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Por consequência disso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que segue o horário oficial de Brasília, pode ter horários locais diferentes, dependendo do estado em que o candidato mora. Neste ano, o horário de verão segue as mesmas regras de 2014 e vai durar até o dia 21 de fevereiro de 2016. 

Os estados que precisaram adiantar o relógio em uma hora, à 0h deste domingo, são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Projeto que regulamenta vaquejada é aprovado em segundo turno


O projeto que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural do Estado foi aprovado em caráter definitivo, na noite desta quarta-feira (21), após ser aprovado em primeiro turno à tarde. 

O projeto, de autoria de Eduardo Salles (PP), era objeto de polêmicas, já que é defendido, por um lado, por representar uma tradição cultural do sertão baiano.

Por outro lado, recebe críticas, encabeçadas pelo deputado federal Marcell Moraes (PV), ao ser encarada como maus-tratos aos animais usados na festa. O texto segue para a sanção do governador Rui Costa.

Ilhéus: 287 beneficiários do Bolsa Família terão que devolver o dinheiro


A Prefeitura de Ilhéus divulgou na noite de terça-feira (20) que foram descobertos mais de 7 mil pessoas cadastradas irregularmente no Bolsa Família e 287 beneficiários que deverão devolver o dinheiro.

As irregularidades foram descobertas por meio de auditoria iniciada em 2103. O valor a ser devolvido ainda não foi informado, as pessoas que terão que devolver o dinheiro poderão recorrer da decisão.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, as irregularidades vão de informações falsas do estado civil, até benefícios em nome de pessoas que já estão mortas. 

Adolescente de 14 anos mata irmão de 17 em briga por mamão na Bahia


Um adolescente de 14 anos matou o irmão de 17 durante uma briga por causa de um pedaço de mamão na cidade de Olindina, na região de Ribeira do Pombal, na tarde da segunda-feira (19). David dos Santos Souza morreu atingido com uma facada na barriga.

Segundo a PM, a briga entre os dois começou quando o adolescente de 14 anos estava comendo um mamão, com uma faca na mão, quando começou a discutir com o irmão de 17 por conta da fruta. 

Depois disso, os dois continuaram trocando provocações. O irmão mais velho tentou roubar a faca da mão do mais novo, que então partiu para cima e atingiu David. O crime aconteceu na casa em que os dois irmãos moravam com a mãe. 

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Bancários rejeitam proposta da Fenaban e greve é mantida


Em greve há 15 dias, o Comando Nacional dos Bancários rejeitou na tarde desta terça-feira (20) a nova proposta de reajuste salarial de 7,5%, com a retirada do abono de R$ 2,5 mil, apresentada em negociação em São Paulo.

Segundo o sindicato, a proposta não oferece ganho real e “está muito longe do reivindicado pela categoria, de 16% e não repõe a inflação, em 9,88%, impondo perda de 2,38%”.

A paralisação atinge mais de 12 mil agências em todo o país, sendo 1.076 na Bahia. Uma nova rodada acontecerá nesta quarta-feira (21), 11h.

Preso esconde celular no intestino em Minas Gerais


O presidiário Flávio Martins Neto, 25, foi flagrado com um aparelho celular escondido dentro do intestino na penitenciária de Alfenas (MG), distante 345 km de Belo Horizonte. 

De acordo com a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, Neto foi encaminhado ao Hospital Universitário Alzira Velano e não precisou passar por cirurgia. Ele tomou laxante e, poucas horas depois, expeliu o aparelho. O preso permanece internado e passa bem. 

De acordo com a Secretária de Defesa Social de Minas Gerais, após uma revista com um detector de metais no presídio, nesta segunda-feira (19), o detido foi revistado e passou pelo equipamento de raio-x que detectou o aparelho. 

Mau hálito pode indicar problemas de saúde; saiba como tratar


Você já pensou sobre o que seu hálito tem a dizer sobre você? Mau hálito, por exemplo, pode ser o indício de problemas bucais, como língua saburrosa (também conhecida como saburra lingual ou língua branca) e doenças da gengiva, causas mais comuns da halitose.

Segundo a dentista do Hapvida, Roberta Leal, o mau hálito tem origem bucal em até 95% dos casos. A especialista também explica o que é a língua saburrosa. 

"É uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no dorso posterior (fundo) da língua, que se forma basicamente quando estamos frente a uma diminuição da produção de saliva", esclarece. Não se desespere, é possível controlar o mau hálito. 

Com gol de Kieza, Bahia vence Criciúma e sobe para 3º na Série B


O placar da Arena Fonte Nova na noite desta terça-feira (20) ficou em branco até os minutos finais, mas o tricolor conseguiu vencer. 

Em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Esquadrão bateu o Criciuma por 1 a 0 com gol marcado por Kieza. Com o resultado, o tricolor subiu provisoriamente para a terceira posição, com 54 pontos conquistados.

A equipe volta a jogar pela competição nacional no dia 31 de outubro, contra o Botafogo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Vovô ladrão aterroriza e rouba celulares em Vitória da Conquista


Seria apenas um simples roubo de celular, mas a idade de um dos ladrões chamou a atenção da polícia. O fato ocorreu na noite desta segunda-feira, na Rua João Pessoa.

A vítima foi abordada por dois homens numa motocicleta. O garupa aparentando 70 anos, foi quem desceu e tomou o aparelho celular. A polícia foi chamada, realizou buscas na região, mas não obteve êxito na localização dos ladrões.

Na manhã desta terça-feira, 20, mais uma vítima de roubo disse ter sido vítima do vovô ladrão. A adolescente transitava pela Av. Brasil, quando foi abordada pelo velhote que lhe tomou o celular.

Bancários terão rodada de negociação com a Fenaban nesta terça-feira


Após 14 dias de greve em todo o País, os bancários terão nova rodada de negociação nesta terça-feira (20), às 16h, em São Paulo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

“Quebramos a intransigência e o silêncio da Febraban. Esperamos que eles apresentem uma proposta digna para os funcionários”, disse Augusto Vasconcelos, presidente da categoria na Bahia, em entrevista ao Bocão News ao final da assembleia desta segunda-feira (19).

Os funcionários exigem reajuste salarial de 16%, mas a Federação oferece 5,5%. A categoria afirma que o índice não repõe a inflação, que ficou em 9,88%.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Sem água, moradores de Itarantim fazem manifestação em frente a Embasa


A barragem do Rio Jundiá (atual fornecedora de água) foi construída há mais de 40 anos. A cidade cresceu, o desenvolvimento chegou e a população aumentou. Lugar foi projetado para menos de dez mil pessoas e já não suporta a quantidade de habitantes atuais. 

Aconteceu ontem em frente à sede da EMBASA de Itarantim, mais um protesto da população contra o descaso do governo estadual pelo não cumprimento da promessa eleitoral de se construir uma barragem na região do Mandin de Baixo para dar suporte a barragem do Rio Jundiá construída há mais de 40 anos, quando a população do Município era de menos 10 mil habitantes. 

Itororó: Mulher é presa, após agredir menor com pauladas na cabeça


Rosangela Pereira dos Santos foi presa em flagrante, na madrugada desta segunda-feira (19), acusada de ter agredido á pauladas, a menor de iniciais B.A.T.S de 13 anos de idade. 

A prisão aconteceu no Distrito de Itati, após intensa busca dos agentes policiais da PM e GCMs de Itororó. 

Segundo informações da mãe da vítima, B.A.T.S. teve uma discussão com a filha menor da agressora que insatisfeita com a situação, e, em um ataque de fúria pegou um pedaço de madeira e agrediu várias vezes a menor. 

Caixa lança aplicativo do Programa Bolsa Família


A Caixa Econômica Federal lança, nesta segunda-feira (19), o aplicativo Bolsa Família Caixa. 

A ferramenta, disponível para download gratuito em celulares com sistemas operacionais Android, Windows Phone e IOS, conta com funcionalidades que permitem, entre outras ações, verificar a situação do benefício, o calendário de pagamentos e a rede de atendimento da Caixa.

O lançamento faz parte das comemorações dos 12 anos do Programa Bolsa Família. O aplicativo Bolsa Família conta com funções disponíveis para os beneficiários e, também, para quem não é beneficiário do Programa. 

Policia Federal é acionada após suposto vazamento de provas do Enem


O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) vai acionar a Polícia Federal por causa do suposto vazamento de imagens do caderno de questões e do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As fotos começaram a circular neste domingo (18) nas redes sociais, mas o órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) negou a veracidade dos documentos, que foram divulgados na página do Inep no Facebook com a tarja “prova falsa”.

Em nota, a assessoria do instituto afirmou que analisou os dispositivos de segurança e se constatou que a prova não é verdadeira. O esquema de segurança para o exame será intensificado este ano.

Ex-vereador é sequestrado e executado por homens encapuzados


Um ex-vereador do município de Araci, na microrregião de Serrinha, foi sequestrado e morto neste sábado (17). Segundo a polícia, Derivaldo do Tapuio foi sequestrado por oito homens encapuzados.

De acordo com os relatos de testemunhas, o ex-vereador estava com amigos em um bar, quando os suspeitos chegaram em um veículo, mandaram fechar o comércio local e o levaram. 

Após o sequestro, a polícia foi chamada e fez rondas no local e encontraram o corpo de Derivaldo em uma estrada vicinal, com 23 disparos de arma de fogo na região da cabeça e costas.

sábado, 17 de outubro de 2015

Confira o que muda na Bahia com o horário de verão


O horário de verão começa às 0 hora deste domingo (18). Nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, de São Paulo, Santa Catarina e do Rio de Janeiro; do Espírito Santo, de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal a população terá que adiantar o relógio em uma hora. 

Mas, na Bahia, tudo permanece como está, já que o Estado optou ficar mais um ano fora do horário de verão. Entretanto, alguns serviços públicos terão o horário de funcionamento modificado, enquanto outros permanecem inalterados. 

As agências dos Correios e INSS não sofrem alteração nos horários. Já os bancos antecipam o atendimento em uma hora, que acontece das 9h às 15h.

Senador Otto Alencar sofre ameaça de morte no Facebook


O senador Otto Alencar (PSD) sofreu ameaças de morte por ter sugerido, em emenda a projeto de lei, que médicos formados no exterior façam dois anos de residência no processo do Revalida - que valida o diploma e possibilita que exerçam a profissão no Brasil. 

As ameaças ocorreram na página que o parlamentar mantém na rede social Facebook, mas o senador pediu, em ofício, ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), que tomasse providências para proporcionar-lhe segurança diante das ameaças. 

Além da polícia do Senado, a Polícia Federal também investiga os episódios. Em algumas das ameaças, relatou o senador, os supostos médicos e estudantes de medicina no exterior ameaçaram montar milícias com o fim de matá-lo. 

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Conquista: Mulher reage a assalto e é espancada por bandido


Uma jovem de 25 anos foi fortemente agredida por um bandido durante assalto no bairro Brasil, no início da tarde desta sexta-feira (16). 

O fato ocorreu, por volta das 13 horas, próximo ao cruzamento das avenidas Guanambi e Sergipe em Vitória da Conquista. A mulher teria tentado reagir ao assalto. A jovem retornava do trabalho quando foi surpreendida por um homem em uma bicicleta. 

O criminoso anunciou o assalto e determinou que a vítima a entregasse o celular. A mulher tentou reagir e acabou sendo golpeada com socos e chutes. Ela caiu e o criminoso subtraiu o celular preto.

5 hábitos capazes de reduzir o risco do câncer de mama, segundo a ciência


De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama afeta 1 em cada 15 mulheres brasileiras. 

Os avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de mama elevaram as chances de cura para 90% quando descoberto no início, mas a mortalidade continua alta - isso, pois 30% dos casos são diagnosticados em estágios avançados. 

A mamografia ainda é o principal método para descobrir tumores, mas, além da observação por exames, também é interessante pensar na prevenção a partir de hábitos saudáveis. Confira alguns deles:

Homem acusado de matar auditor fiscal em Macarani é preso em minas


Adailton de Jesus Santos, o ‘Nunes’, de 29 anos, foi preso em Minas Gerais, um ano depois de assassinar, com um tiro, o auditor fiscal Jamacy José de Almeida, de 72 anos, no dia 13 de agosto de 2014, em Macarani.

 Uma ação conjunta das polícias Civil da Bahia e de Minas, localizou Adailton em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, para onde fugiu logo após o crime. 

O trabalho contou com o apoio da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP/Ba).

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Adolescente é executado na porta de escola em Jequié


Um estudante de 16 anos foi assassinado por volta do meio dia desta quinta-feira (15), quando desceu de uma bicicleta para se encontrar com amigos, em frente ao CAIC (Centro de Ação Integral a Criança ), no bairro Jequiezinho. 

O menor Eudes Assis Valverde, havia deixado momentos antes a sala de aula no Colégio Stela Dubois, na Urbis III, indo ao encontro dos colegas. 

Elemento em uma motocicleta se aproximou do menor e fez os disparos. De acordo informações, a vítima residia na casa dos pais na Rua Ari Barroso, também  no bairro Jequiezinho. 

Troca de tiros termina com um morto e outro baleado em Itapetinga


Uma troca de tiros entre traficantes de quadrilhas rivais na noite desta quinta-feira (15) terminou com um rapaz morto e outro baleado em Itapetinga. O confronto aconteceu no Bairro Vila Riachão, nas proximidades da Praça Clero Pedreira.

Segundo moradores da localidade, foram vários tiros e pessoas que passavam pelo local na hora dos disparos tentaram se proteger dentro das casas.

Um dos feridos foi socorrido em um carro de passeio para o Hospital Cristo Redentor, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito logo após dar entrada na unidade médica. O segundo foi baleado no braço e também deu entrada no hospital, porém não corre risco de morte.

Vereador de Anagé é preso por exercer ilegalmente a profissão de dentista


Um vereador da cidade de Anagé, na região sudoeste da Bahia, foi preso por exercer ilegalmente a profissão de dentista. 

Segundo informações do delegado Ricardo Úngaro ao G1, a investigação foi motivada por uma denúncia do Conselho Regional de Odontologia. 

Ainda de acordo com a polícia, um outro homem, também denunciado por exercício ilegal da profissão, que estava no local, também foi preso por volta das 10h30, com apoio da Polícia Militar. No consultório onde foi realizada a prisão, foram apreendidos materiais de uso odontológico.