domingo, 5 de novembro de 2017

Enem 2017 aborda participação da mulher na política e apropriação cultural


Com provas de Português e Ciências Humanas, o primeiro domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abordou da Antiguidade até temas atuais como a usina de Belo Monte, no Norte do Brasil, e a participação da mulher na política brasileira. 

Neste ano, os candidatos precisaram demonstrar conhecimento sobre a cota de candidaturas femininas nos partidos políticos, assim como o reconhecimento da característica territorial positiva da usina. 

Segundo informações do G1, outro tema abordado foi apropriação cultural, relacionando uma coleção de moda da Zuzu Angel com uma imagem da cangaceira Maria Bonita. 
Outros tópicos citados foram o Iluminismo e o Manifesto Futurista, personalidades artísticas como Frida Khalo, Pablo Picasso e James Bond, o período pós-soviético, a proteção das terras indígenas de acordo com a Constituição Federal e o impacto da criação de tribunais constitucionais no Brasil. 

Já a prova de Linguagens e Tecnologias trouxe escritores e artistas de várias épocas, com citações de Clarice Lispector a Gregório Duvivier. Neste ano, o tema da redação foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil"

Pela primeira vez realizado em dois fins de semana, o Enem continua no próximo domingo (12), com as provas de Matemática e Ciências Naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário