segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Joseph Blatter e Michel Platini são suspensos do futebol por 8 anos


O suíço Joseph Blatter e o francês Michel Platini, condenados por “abuso de poder”, foram suspensos do futebol por oito anos. 

A decisão foi anunciada pela Fifa na manhã desta segunda-feira (21), e marca um divisor de águas na história da entidade que, pela primeira vez, afastou do futebol seu presidente.

Para Blatter, com 79 anos, a decisão representa o fim de sua carreira na gestão do futebol. Ele esperava ser inocentado para que pudesse voltar ao comando e, em fevereiro, entregar o cargo ao seu sucessor. Platini esperava também ser inocentado, desta vez para ser candidato à presidência da Fifa. 
Ambos ficam afastado de qualquer envolvimento com o futebol até o ano de 2023, depois da Copa do Mundo do Catar, e a aplicação da medida é “imediata”. Blatter, assim, deixa de vez seu cargo na Fifa e Platini é obrigado a abandonar a presidência da Uefa e seu sonho de ser presidente da Fifa.

O Comitê de Ética da entidade havia suspendido ambos de forma provisória por 90 dias, enquanto examinava o caso. Blatter e Platini são suspeitos por conta de uma transferência de US$ 2 milhões do suíço ao francês, em 2011. O Ministério Público da Suíça também investiga o caso. 

Informações: A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário