Pouco mais da metade dos estudantes brasileiros conseguem
concluir o ensino fundamental até os 15 anos, conforme estabelecido. No
entanto, uma pesquisa inovadora da Fundação Itaú revela que 48% dos alunos não
conseguiram seguir o percurso regular nessa fase devido a diversos fatores,
como reprovação, evasão ou abandono escolar.
Essa pesquisa, baseada em dados do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação
(MEC), analisou o percurso escolar da geração nascida entre 2000 e 2005,
atualmente com idades entre 19 e 24 anos, durante o período de 2007 a 2019. Os
resultados foram divulgados nesta segunda-feira (18).
Ao criar o “indicador de regularidade de trajetórias
educacionais”, o estudo revelou uma irregularidade generalizada na conclusão da
educação básica em todo o país, especialmente entre os alunos de origem mais
desfavorecida, incluindo aqueles com deficiência, indígenas, negros e do sexo
masculino.
Esse indicador considera como trajetória regular a conclusão do ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) em nove anos e todo o percurso educacional em 12 anos, abrangendo os três anos do ensino médio. Este período de conclusão deveria ser acessível a todos os estudantes do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário