Os festejos juninos se espalham por mais de 300 municípios
baianos com ingredientes da cultura local que mistura sagrado e profano, com
animação de sobra para baianos e turistas.
“O Governo da Bahia atua
estrategicamente na promoção das festas como produto turístico que está nas
prateleiras das agências de viagens do país e do exterior”, afirmou o
secretário do Turismo da Bahia, José Alves, ao participar nesta quinta-feira
(dia 22) da abertura da programação, no Pelourinho e em Paripe, na capital.
O
São João da Bahia é um dos mais relevantes elementos do processo de
fortalecimento da atividade turística. Acontece em praticamente todas as zonas
turísticas, com o apoio do governo estadual. “Os indicadores revelam a
qualidade da festa e o quanto é competitiva”, enfatizou o secretário.
A logística do São João da Bahia demonstra o vigor desta
festa. O sistema ferry-boat está preparado para conduzir 120 mil passageiros e
mais de 22 mil veículos, neste final de semana. A Rodoviária de Salvador é
utilizada por 170 mil pessoas distribuídas em horários convencionais e 1.800
horários extras.
A Estrada do Coco (BA-099), em direção ao Litoral Norte, terá
tráfego de 60 mil veículos, de acordo com a estimativa da Concessionária
Litoral Norte (CLN), enquanto a ViaBahia Concessionária de Rodovias prevê
movimento de 550 mil veículos.
O turismo interno e os excursionistas vão somar
cerca de 1,5 milhão de pessoas que deixam a capital baiana em direção ao
Interior do Estado, gerando receita bruta de aproximadamente R$ 700 milhões em
mais de 300 cidades. Os números são indicadores de como a festa fomenta a
economia, por meio do turismo, comércio, alimentação, transporte e lazer.
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