quinta-feira, 2 de abril de 2015

A casa do abacateiro existe e fica em Vitória da Conquista


Uma casa antiga e de fachada singular, chama atenção de quem passa a pé, ou transita com veículos pela Rua Ibotirama no bairro Kadija em Vitória da Conquista. 

Nos dias atuais, em que as principais e mais modernas empresas de construção civil vem optando por novas tecnologias limpas, que se adequem a sustentabilidade na expansão predial urbana, surge uma humilde casa na capital do sudoeste baiano, onde se destaca pela plena harmonia integrada com a natureza. 

O engenheiro/arquiteto é o simpático Joventino Barbosa dos Santos de 71 anos, mais conhecido popularmente como seu Jovino. Em uma conversa descontraída, o carismático velhinho, mostra que além de caprichoso no visual da sua moradia, seu Jovino também foi um grande reprodutor humano. 
Pois, o ilustre morador conquistense teve 28 filhos (registrados), no decorrer dos seus quatro casamentos. Segundo seu Jovino, existem 13 filhos ainda vivos que estão espalhados por esse Brasil afora. Na casa humilde de seu Jovino, sua obra, integrada com o verde aparece também no quintal, onde um vistoso chuchuzeiro, carregado de frutos se destaca imponente, juntamente com outras plantas que o bom velhinho cultiva para sua alimentação.

Sobre o lindo abacateiro, seu Jovino afirma que o mesmo só sairá da paisagem quando chegar sua morte, pois enquanto viver, ele irá conviver com a árvore frutífera em harmonia, cuidando como se fosse um filho. O abacateiro nem sempre foi integrado com a casa como afirma seu Jovino. 

Quando o mesmo adquiriu o terreno, já estava plantado e ficava na entrada da residência, e após uma ampliação, o tronco passou a fazer parte da sua primeira sala, bem ao lado da porta principal. Seu Jovino, 71, que posa orgulhoso ao lado da árvore - que é seu chamego, traduz a imagem pura da simplicidade em contraste com o super consumismo moderno, responsável atualmente por aniquilar boas praticas de sustentabilidade e qualidade de vida das comunidades urbanas.

Informações e foto: Elite Noticias Blog 

2 comentários:

  1. Sou filha de Joventino Barbosa dos Santos com muito orgulho,ele m enviou a amar e respeitar a natureza.

    ResponderExcluir