segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Consumo diário de pequena porção de queijo traz benefício para a saúde


O queijo tem várias funções na alimentação e pode ser consumido como aperitivo, nos lanches ou para dar sabor à comida. Para não comprometer a saúde e poder comer sem culpa, é preciso escolher o tipo e a quantidade ideais. "Fonte de cálcio e de fósforo, o queijo fortalece os dentes, os ossos e participa também das contrações musculares", afirma a nutricionista Sandra Aragão.
Um critério importante para escolher o queijo mais saudável é a cor. Os brancos, geralmente, são feitos com leite desnatado ou light. Já os amarelos costumam ter uma maior concentração de gordura e o dobro de calorias.
Cada 100 gramas de queijo parmesão têm 400 calorias. É o mesmo que um prato com quatro colheres de sopa de arroz e uma concha de feijão preto. Se a sua escolha for pelo queijo provolone, cem gramas têm 340 calorias. É o equivalente a uma fatia grande de pizza portuguesa.
Na lista dos mais saudáveis, estão o queijo minas frescal, o cottage e o mais magro de todos os queijos, a ricota. Trinta gramas têm só 51 calorias, o mesmo que contém uma maçã pequena. "Ela é feita de leite desnatado, baixo teor de gordura ou zero por cento de gordura". Voz da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário