segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Coluna semanal de Dilvan Coelho


A política mudou, os políticos não! - O Ibope fez pesquisa nacional e identificou que o eleitor está enojado da política e dos políticos e querem o novo, mas, não basta ser novo tem que parecer ser. 

Isso significa que os políticos tem que mudar as velhas práticas de fazer política. Precisa inovar e trazer propostas verdadeiras que venham de encontro aos anseios do povo. 

A política do pão e circo não satisfaz mais o povo, ele quer melhorias na qualidade de vida: melhor saúde, mais emprego, segurança e educação de qualidade, além de políticas públicas de inclusão social. O político que não entender isso vai ficar fora do jogo.
Temóteo Brito lança campanha

O deputado Temóteo Brito lançou a campanha em Teixeira de Freitas em grande estilo, levando o povo de volta às ruas com uma grande carreata que saiu do aeroporto e percorreu o centro da cidade, com mais de 500 carros. Na ocasião, inaugurou comitê central com grande visibilidade. Em seu discurso, Temóteo enfatizou que tem projeto de desenvolvimento econômico e social para debater com a cidade e região. Na semana anterior, inaugurou também os comitês na sua região de origem – Maiquinique, município onde nasceu, e em Itapetinga, aonde viveu até os 25 anos de idade, quando se casou e mudou para Teixeira de Freitas em 1967, então um pequeno povoado.

Itapetinga vive momento crítico

Com o fechamento da Azaleia, que chegou a gerar 22 mil empregos e hoje se resume a menos de 5 mil, um grave problema social surge, que é a elevação do nível de violência com o tráfico de drogas. Na busca de alternativas para a região, é importante aproveitar o potencial para dinamizar a economia. De pouco adianta instalar indústrias que só vem aproveitar os subsídios que são dados pelo governo e, quando ele acaba, fecham as portas e vão embora. A principal vocação da região é o agronegócio com ênfase na pecuária de corte e leite. É preciso dinamizar este setor e aproveitar a cadeia produtiva para instalar indústrias duradouras que promovam o desenvolvimento sustentável.

O quadro político na Bahia

As últimas pesquisas mostram que o quadro político na Bahia está caminhando para uma definição no primeiro turno com a vitória de Paulo Souto governador e Geddel Vieira Lima senador. O nome de Otto Alencar é leve e tem grande aceitação na maioria das regiões da Bahia, porém, a chapa majoritária arrasta para cima ou para baixo o senador, por isso, dificilmente, Otto Alencar tem chance de ganhar se Paulo Souto for o vencedor da eleição. Tanto o governador Wagner, como a presidente Dilma, estão investindo alto no sentido de virar o jogo, mas, os eleitores não estão se deixando levar e os números permanecem inalteráveis. 

Por Dilvan Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário