segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Transtorno bipolar é a doença que mais causa suicídios, diz entidade


Uma estimativa da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB) aponta que entre 30% e 50% dos brasileiros portadores de transtorno bipolar tentam suicídio.

Segundo a entidade, dos que tentam se matar, 20% conseguem o objetivo e de todas as doenças, o TB é o que mais desencadeia suicídios. 

“Há um risco real de suicídio, principalmente nos estados mistos, essa mistura dos sintomas de depressão com sintoma de exaltação do humor é a situação mais crítica do ponto de vista do suicídio”, explicou a professora de psiquiatria da Universidade de Brasília Maria das Graças de Oliveira.

A médica diz que um dos principais entraves para a solução de muitos casos é o preconceito em se tratar e usar medicamentos psiquiátricos. “Essas pessoas precisam saber que vão viver muito melhor se fizerem o tratamento”, destacou. 

O controle do distúrbio geralmente é feito com estabilizadores de humor associado a terapia comportamental. “Quando a pessoa inicia o tratamento, fica mais atenta ao seu próprio comportamento e aprende a controlar os sintomas.

Não existe a cura, mas existe o controle. Com o tratamento à base de medicamentos, o paciente não desenvolve mais os sintomas e assim pode ter uma vida tranquila e controlada”, explicou Ângela. 

Informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário