Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Maiquinique: Auditoria da votação eletrônica ocorrerá na Câmara de Vereadores

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica Eleição Suplementar Maiquinique 2022, realizará testagem em um dos equipamentos preparados para o pleito, que acontece neste domingo (27/11) no município. 

A auditoria ocorrerá simultaneamente ao horário das votações, das 8h às 17h, na Câmara de Vereadores do Município, localizada na Rua Ruy Barbosa, Nº 34, Centro. O procedimento é aberto ao público. 

Na cidade, quase 8 mil eleitores aptos deverão retornar às urnas para escolha dos próximos prefeito e vice-prefeito. O novo pleito do município segue a Resolução Administrativa N° 28/2022, publicada pelo TRE baiano após decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

A urna eletrônica auditada em Maiquinique será sorteada na véspera do pleito, sábado (26/11), às 9h, em cerimônia também realizada na sede do legislativo municipal. Na ocasião, as cédulas que serão usadas na auditoria poderão ser preenchidas por representantes dos partidos políticos.

O sorteio e a auditoria foram definidos pelo edital nº 01/2022, publicado pela juíza Adiane Jaqueline Neves da Silva, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica deste pleito. 

Pelo edital, a juíza convoca representantes de partidos políticos, coligações partidárias, Ordem dos Advogados, Ministério Público e demais interessados para acompanhar todo o processo.

Eleição suplementar

A Eleição Suplementar no município de Maiquinique ocorre após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, no dia 11 de julho, confirmou a cassação dos mandatos de Jesulino de Souza Porto e Marizene Santos Gusmão, eleitos, aos cargos de prefeito e vice-prefeito do município nas eleições de 2020. Com isso, os votos atribuídos à chapa no pleito municipal foram anulados e determinada a realização de nova eleição.

Sobre Maiquinique

A cidade de Maiquinique tem 7.727 cidadãos aptos ao voto, de acordo com o Sistema de Estatísticas Eleitorais do TSE. O eleitorado é majoritariamente feminino, com 3.899 eleitoras (50,46%), e 3.828 eleitores (49,54%). O município possui 23 seções eleitorais, todas com acessibilidade, distribuídas em sete locais de votação. Cerca de 90 mesários foram convocados para o pleito, sendo 26% do gênero masculino e 74% do gênero feminino. *TRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário