Consumidores que escolhem comprar no comércio eletrônico
devem tomar alguns cuidados, alerta o Serviço de Proteção ao Consumidor de
Vitória da Conquista (Procon). O órgão dá algumas orientações sobre aquisições
de bens e serviços pela Internet.
Uma das recomendações mais importantes é se certificar da
credibilidade dos sites de compras. Sites confiáveis, geralmente, apresentam a
sigla https no início do endereço eletrônico, números de telefones fixos para
contato ou atendimento via 0800.
Além disso, o consumidor pode buscar opinião de outros
clientes através de redes sociais e sites de reclamações ou verificar se o CNPJ
da empresa existe nos cadastros da Receita Federal.
Outro dica importante é desconfiar de grandes promoções ou
prática de preços muito abaixo do valor de mercado. “Geralmente, esses
atrativos são apresentados por empresas não idôneas”, explica o coordenador do
Procon, Carlos Públio.
Públio também afirma que, em casos de compras e contratos de
serviços feitos pela internet, telefone ou qualquer outro meio em que não é
permitido ao cliente ter contato direto com os produtos e serviços, existe o
chamado direito de arrependimento.
“Esse direito está previsto no Artigo 49 do
Código de Defesa do Consumidor, que afirma que o consumidor pode desistir do
contrato, no prazo de 7 dias, a contar de sua assinatura ou do ato de
recebimento do produto ou serviço, tendo direito inclusive a devolução dos
valores pagos referentes ao frete”, garante o coordenador do Procon, informando
que esse direito também pode ser exercitado em caso de compras e serviços
oferecidos no domicílio do cliente.
As trocas por defeito nos produtos, existentes nas compras
feitas nos estabelecimentos comerciais, também existem em casos de aquisições
virtuais ou por telefone. Sobre compras por telefone, Carlos Públio solicita aos
clientes que leiam os contratos antes da assinatura dos mesmos. “Casos de
irregularidades são muito comuns quando os assuntos são mudanças nos planos de
telefonia, empréstimos ou oferta de espaços para publicidade em listas
telefônicas ou sites de propaganda”, lembra Públio.
Em caso de dúvidas sobre informações contidas nos contratos,
dificuldades em manter contato com as empresas no prazo de sete dias ou recusa
a devolução dos valores pagos, o consumidor deve procurar o Procon. O serviço
fica localizado na Praça Virgílio Ferraz, nº 86, Centro. Com informações dos sites da CDL/PMVC (conteúdo)
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