O exame para tirar a primeira habilitação ninguém esquece.
Dirigir, pilotar, ou saber conduzir um carro é uma atividade cujo domínio
exerce enorme fascínio, principalmente junto aos jovens habitantes da
civilização do automóvel em que transitamos.
Para se obter a primeira
CNH-Carteira Nacional de Habilitação, no entanto, as exigências têm sido cada
dia mais rigorosas.
Quem não obteve inscrição junto à Escola Pública do Detran
tem de recorrer a uma das 64 autoescolas existentes em Salvador ou nas 355
habilitadas em todo o estado pelo Departamento Nacional de Trânsito. De
imediato, é bom considerar que para se habilitar a conduzir um veículo
automotor nas categorias A, B ou AB requer tempo e investimento financeiro.
Aliás, diga-se, não é nada barato como se poderia imaginar. Quem deseja estar
habilitado sonha em ter ou já tornou realidade a aquisição do seu próprio
carro. Portanto, tudo começa com a disponibilidade de recursos, inclusive para
fazer opção entre os vários tipos de autoescolas disponíveis no mercado.
Considere o quanto dirigir é uma questão séria e que a educação para o transito
é um investimento para toda a vida. Segundo o presidente do Sindiauto-Sindicato
das Auto Escolas, Abelardo Filho, “o setor é regido pela livre concorrência, ou
seja, não têm valor tabelado.
O preço varia de acordo com o tamanho da
autoescola que, além da estrutura física, envolve o número de veículos e modelo
dos carros. Há as que trabalham com tops de linha, como Onix, HD 20 ou Palios e
outras apenas com o Uno Mille. A maioria oferece veículos com ar e direção
hidráulica e há, ainda, a quantidade de instrutores, que pode variar de cinco a
100.
Simuladores Mas existem, também, conforme Abelardo Filho, “aspectos que
incidem sobre o custo para o candidato a motorista como localização e mesmo o
aluguel do imóvel ocupado pela autoescola e cada uma tem sua própria planilha
com os salários, impostos, combustíveis, material de consumo, ar condicionado e
material de trabalho em geral, além do simulador de direção, que passa a
vigorar a partir de 31 de dezembro, cujo aluguel gira, atualmente, em torno dos
R$ 2 mil”.
Para a categoria B, em veículo de quatro rodas, os preços variam,
hoje, entre R$ 1 mil até R$ 1.600 para 25 horas/aula. Junto ao Detran, o
candidato deve pagar, ainda, o laudo – R$ 143, e mais R$ 253 de clínica para
exames médico e psicoteste. Caso seja reprovado nos exames teórico e prático,
terá de pagar aulas extras na autoescola e as taxas cobradas pelo Detran.
“A
legislação que passa a exigir 5 horas/aula (facultada até 8h) no simulador, em
2016, acarretará, por parte das escolas, mais instrutores e infraestrutura”, de
acordo com o presidente do Sindauto, “além de energia, aluguel e,
inapelavelmente, impostos”. Oito autoescolas de Salvador já oferecem treinamento
com simuladores, mas ainda sem estarem interligadas ao Detran, em sistema
online. Quando em vigor, a partir do último dia desse ano, as aulas no
simulador serão filmadas e com início e encerramento sob biometria ou registro
digital, no propósito de evitar fraudes.
Informações: Voz da Bahia
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