Os gastos da população com cigarros têm se mantido nos
últimos anos e o peso dessas despesas no orçamento mensal dos consumidores “é
relevante”, disse o economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre)
da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Braz.
No Dia Mundial sem Tabaco, comemorado nesta sexta-feira
(31), o economista comentou as implicações do consumo de cigarro para o
orçamento doméstico.
Segundo ele, os consumidores gastam com o cigarro o dobro do
que usam para comprar arroz e feijão. “1,20% da renda média é gasta com
cigarro.
É um número representativo se se olhar o gasto com arroz e
feijão, que é a metade disso, só 0,60%”, disse.
Segundo dados da Souza Cruz, em 2012, a empresa atingiu
74,9% do mercado brasileiro de cigarros, confirmando a primeira posição no
setor. No quarto trimestre a participação teve um crescimento de 1,2 ponto
percentual no ano, chegando à participação recorde na sua história, de 76.6%.
Ainda de acordo com a empresa, o lucro operacional ficou em
R$ 2.37 bilhões, que representa aumento de 9% em relação a 2011. O
desempenho incluí os resultados com exportação de tabaco, que no mesmo período
de comparação, conforme a companhia, teve crescimento de 106%. (Uol)
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