Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Inflação oficial acelera em agosto; tomate sobe 76% no ano


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,41% em agosto, após alta de 0,43% em julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. Trata-se da maior variação para o mês de agosto desde 2007, quando chegou a 0,47%. Entretanto, o índice ainda apresentou ligeira desaceleração ante avanço de 0,43% por cento em julho.
No acumulado de 12 meses até agosto, o índice utilizado nas metas oficiais de inflação teve alta de 5,24%, acima dos 5,20% nos 12 meses até julho.
Trata-se da maior alta nesta comparação desde março deste ano, quando o índice também atingiu 5,24%.
O resultado mostra o índice se afastando do centro da meta de inflação de 4,5% perseguida pelo Banco Central.
De acordo com o IBGE, assim como em julho, o grupo alimentação e bebidas foi o que apresentou maior variação, embora tenha desacelerado para uma alta de 0,88% em agosto, ante 0,91% em julho. O preço do tomate segue o maior vilão do indicador. O quilo do tomate está 76% mais caro desde o início do ano – a alta no mês passado foi de 18,96%. “Mesmo moderando sua taxa de crescimento de preços, continuou a liderar o ranking dos principais impactos, com 0,06 ponto percentual”, afirma o IBGE em nota.
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário