terça-feira, 17 de julho de 2012

Maiquinique dá início ao Curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional


Nus dias 7 e 8 de julho de 2012, teve início em Maiquinique o Curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional. Esse curso tem a participação de Professores, Coordenadores, Diretores e vices, Orientação Educacional e Secretários Escolares.

“Há um ano tivemos a oportunidade de implantar em nosso município o curso PROGESTÃO. Ele representa o elemento primordial para o norteamento da equipe gestora, no que diz respeito às atividades de caráter pedagógico, administrativo ou jurídico. O seu foco está pautado no esclarecimento do papel de cada segmento escolar, assim como as responsabilidades dos mesmos no processo educacional, tendo como base uma gestão democrática e participativa, onde todos são protagonistas da história e dos acontecimentos na área da educação.

Sua metodologia está voltada a propostas que visam a aprendizagem coletiva e reflexiva: leva o indivíduo a pensar sobre a função social da escola e ao mesmo tempo o convida a ser agente transformador, capaz de pensar, interferir, opinar e apontar caminhos promissores ao processo educacional nesse mundo globalizado.

Diante disso podemos compreender que todos somos peças fundamentais no processo de gestão. O PROGESTÃO, através das teorias estudadas, ressalta que a gestão escolar não deve ser uma mera liderança, e que precisa aparecer como uma atuação de maior abrangência, capaz de organizar, mobilizar e articular ações materiais e humanas, para que de fato a educação aconteça e proporcione aos alunos oportunidades iguais de aprendizagem.

Assim, podemos acreditar – com base no PROGESTÃO – que uma vez que todos os segmentos: gestor, professores, funcionários, coordenador, orientador, alunos, pais e comunidade, se sensibilizarem a respeito das atribuições pertinentes ao papel de cada um e de todos, poderemos, então, celebrar com maestria o grande acontecimento – a educação. Para isso, é jus lembrar que o meio educacional deve
sempre ter uma gestão democrática, que saiba ouvir, debater e agir. Dessa forma, veremos em pouco tempo, uma nova transformação.

Hoje, Maiquinique se alegra. Após a conclusão do curso PROGESTÃO, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Faculdade Vasco da Gama e com o apoio da Prefeitura Municipal, tem a honra de proporcionar aos cursistas da cidade de Maiquinique e Macarani: Professores, Diretores e Vices, Secretários Escolares, Coordenadores, Orientadores o curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional”.








Nenhum comentário:

Postar um comentário