sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Itapetinga: Azaleia demite cerca de 670 funcionários


Uma grande tristeza pairou sobre Itapetinga nessa sexta (30) a Empresa Vulcabrás/Azaléia, principal fonte de renda para a nossa região, demitia sumariamente 670 funcionários. O fato chocou políticos, empresários e a comunidade da cidade.

O medo da demissão já corria pelos corredores da fábrica, mas não se esperava que fosse tão rápido e da forma tão sumária como foi. Os trabalhadores chegaram para o trabalho normalmente, ao passarem o cartão descobriram que os mesmos estavam bloqueados, a demissão havia acontecido. 

Muitas senhoras, que sustentam seus familiares com o salário advindo da fábrica, caíram no choro e se desesperaram: “E agora meu Deus, o que vamos fazer para sustentar nossos filhos?” Se perguntavam. Isso emocionou a todos, mesmo os funcionários de chefia.
A Azaléia e as empresas calçadistas no Brasil passam por uma fase difícil e as demissões tem ocorrido em todos os lugares. Supostamente, cerca de 1.600 funcionários serão demitidos. A maior parte deles advindos de outras cidades da região, que são transportados para Itapetinga diariamente para trabalharem na fábrica matriz.

O Diretor do Sindicato de Verdade, James Santos Alves, juntamente com sua equipe, paralisaram a fábrica após as demissões. Eles exigiram da empresa uma ajuda aos trabalhadores como forma de compensar ou mesmo amenizar a falta do trabalho. A Vulcabrás aceitou, após acordos com o sindicato, pagar uma cesta básica mensal durante 12 mesas, e um salário mínimo para cada trabalhador. Além dos direitos trabalhistas que irão receber.


NOTA DA VULCABRÁS/AZALÉIA

A empresa divulgou uma nota sobre as demissões ocorridas nessa manhã. Em virtude da concorrência com calçados importados asiáticos e ajustes de mercado, a Vulcabras|azaleia comunica a demissão em torno de 670 colaboradores da unidade de Itapetinga, na Bahia. A empresa reforça o compromisso de absoluto respeito aos colaboradores comprometendo-se a respeitar integralmente os seus direitos legais. Reafirma ainda o compromisso com o Brasil e a sua posição entre os maiores empregadores do setor no País, com aproximadamente 18 mil colaboradores em suas plantas na Bahia, Sergipe, Ceará e unidades administrativas em Jundiaí e Parobé|RS. 




Informações: Itapetinga Agora

2 comentários: