quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Dilma e Temer são empossados no Congresso para mandato 2015-2018


A presidente Dilma Rousseff e o vice Michel Temer foram empossados na tarde desta quinta-feira (1) em Brasília. Às 15h31, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), deu posse a ambos para um novo mandato, de 2015 a 2018.

Em 26 de outubro, no segundo turno, Dilma obteve a reeleição com 54,5 milhões de votos (51,64%) contra 51 milhões do adversário Aécio Neves, do PSDB (48,36%). 

A cerimônia oficial de posse começou às 14h59, quando Dilma embarcou no Rolls Royce presidencial posicionado em frente à Catedral de Brasília para um desfile em carro aberto até o prédio do Legislativo. Ao lado da filha Paula, Dilma acenou, durante o trajeto, para as pessoas que se concentravam nas laterais da Esplanada dos Ministérios.
Às 15h08, Dilma foi recebida na rampa do Congresso pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), além do vice-presidente da República, Michel Temer. Perfilados lado a lado, os quatro caminharam pelo tapete vermelho estendido na rampa até a entrada do edifício.

Ao ingressar no plenário da Câmara, a presidente reeleita recebeu, durante o trajeto até a Mesa Diretora, o cumprimento de ministros e parlamentares que a aguardavam para a solenidade de posse. Entre as autoridades presentes no local, estavam o presidente do Uruguai, Jose Mujica, e da Venezuela, Nicolas Maduro. 

O chefe de Estado uruguaio foi tietado por parte dos convidados, que pediram para tirar fotografias ao lado dele. Depois de ouvir a execução do Hino Nacional, o presidente do Congresso pediu aos presentes que se colocassem de pé para que Dilma e Temer fizessem a leitura do compromisso constitucional, no qual disseram prometer cumprir a Constituição.

Após a leitura, Dilma e Temer assinaram o termo de posse, e a presidente reeleita discursou ao longo de 42 minutos. No pronunciamento a petista defendeu um ajuste das contas públicas como necessidade para a retomada do crescimento econômico e afirmou que a educação será "a prioridade das prioridades" para o segundo mandato. 

Além disso, ela anunciou o lema do novo governo: "Brasil, pátria educadora". O ajuste nas contas públicas será a prioridade inicial dos três ministros da área econômica escolhidos para o segundo mandato – Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Fazenda) e Alexandre Tombini (Banco Central). Segundo dados do BC, em novembro as contas do setor público tiveram o pior resultado da história.

Informações: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário