sábado, 29 de setembro de 2012

Neste sábado (29), é celebrado o Dia Mundial do Coração


Sedentarismo, colesterol alto e estresse são alguns dos maiores inimigos do coração. Eles se encaixam dentro dos fatores chamados modificáveis, ou seja, ainda dá tempo de mudar esses hábitos e começar a se preocupar com sua saúde. Algumas pessoas têm chance maior de desenvolver doenças cardíacas, principalmente levando em conta idade e histórico familiar. Mas isso não quer dizer que os mais jovens não devam se preocupar.
Para se ter uma ideia, o colesterol é responsável por 4,4 milhões de mortes anuais no mundo. Outras enfermidades também assombram o coração. Além das bastante conhecidas arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial, também figuram nessa lista endocardite infecciosa, pericardite aguda e doença de chagas.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, a cada ano, 17,3 milhões de pessoas morrem em todo o mundo vítimas de doenças cardiovasculares. A estimativa é que, em 2030, o total de mortes possa chegar a 23,6 milhões. As doenças cardiovasculares, segundo a OMS, são a principal causa de morte em todo o mundo.
Os médicos especialistas alertam, é importante ir ao médico regularmente, ter uma alimentação variada e equilibrada e praticar exercícios físicos. Quem tem condições e gosta de ir à academia é uma ótima opção, no entanto, aquela caminhada ou corridinha na Avenida Olívia Flores, Juracy Magalhães, ao redor de praças ou mesmo na Lagoa das Bateias, tradicionais pontos de práticas de exercícios ao ar livre da cidade, também é uma boa alternativa. Fonte: Resenha Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário