segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Estudo alerta para o elevado endividamento no Brasil


Estudo do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) revela que o comprometimento de renda no Brasil para pagar dívidas cresceu rapidamente nos últimos anos e está no patamar mais elevado da história.
Com esse aumento, a parcela mensal dos salários das pessoas físicas e da receita das empresas destinada ao pagamento de empréstimos já é comparável à de países que estão no olho do furacão da crise financeira, como a Itália.
Segundo o BIS, 19,9% da renda no Brasil vai para as dívidas, em linha com a fatia da renda canalizada para pagamento de passivos nos EUA, de 19,8%.

Para o analista de crédito da LCA Consultores, Wermeson Oliveira, os juros e os spreads bancários praticados no Brasil explicam outra parte desse indicador.
“Cerca de um terço do comprometimento da renda é direcionado aos juros, o que é muito mais elevado do que em outros países.
Como no Brasil há espaço para reduzir os custos do crédito, há espaço para diminuir esse comprometimento via juros”, diz Wermeson Oliveira.
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário