sábado, 18 de novembro de 2017

Lula diz que, se eleito, vai consultar população sobre reformas


Se eleito em 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva promete fazer um referendo para consultar a população sobre reformas, como a trabalhista, aprovada por Michel Temer. A declaração foi feita em entrevista publicada pelo jornal francês "Le Monde" neste sábado (18).

"Se eu vencer as eleições, farei um referendo para perguntar a população sobre sua opinião. E o assunto será debatido no Congresso", afirmou o ex-presidente ao diário. 

Questionado sobre a política de Temer, Lula diz que "isso não é política". "Ele não constrói nada. Esse governo reprisa 'O Exterminador do Futuro 1 e 2'. Ele destrói. Ele reduz o investimento em educação, aquilo que há de mais sagrado, em ciência e tecnologia, e se desfaz do patrimônio público", afirma.

O petista não confirma se sairá candidato no ano que vem. "Não é minha preocupação. A hora da verdade chegará e o PT decidirá", afirma ao jornal. Mas criticou a preocupação do mercado financeiro com sua candidatura, vista como a de um populista na América Latina. "Essa preocupação dos mercados é ridícula e hipócrita. 

Os mercados não têm medo de Lula porque eles já viveram em um país governado por Lula e foi um dos melhores momentos para a economia", afirma. "O que amedronta eles é que eu não vou deixar vender o patrimônio. Nós não vamos vender a Amazônia, não vamos vender a Petrobras, a Eletrobras ou os bancos públicos. E os mercados sabem que nós vamos privilegiar a produção à especulação", afirma o ex-presidente.

Para Lula, o Brasil não precisa de um Emmanuel Macron, presidente francês que foi eleito com discurso de mudar o sistema político. "Deixem Macron governar para ver o que acontece. É uma teoria que venceu as eleições na França. Vejamos a prática. E nos falemos novamente daqui a cinco anos."


Na entrevista, o petista diz não ser contra a Operação Lava Jato, mas sim contra os "excessos" e as "mentiras". "Toda política contra corrupção é bem-vinda. Mas o erro da operação Lava Jato foi politizar e midiatizar os debates, de se entregar à pirotecnia", afirma. *Bocão News

Um comentário:

  1. Mas é claro que o povo vai querer né lula.
    Dos brasileiros não há o que esperar quando o assunto é beneficia- los, porém precisamos de alguém novo e não de alguém que graças ao plano real se tornou um político star,cheio de marketing, que contribuiu para naufrágio do Brasil, não adianta falar contra Temer ele tá fazendo tudo isso que você diz, para te dar essas oportunidades de dizer que vai mudar isso aquilo e outro, vocês são amigos rapaz,eu pergunto como sendo presidente você permitiu essa avassaladora corrupção,nas principais instituições brasileiras,nem a caixa escapou,e sendo a maioria seus ministros,como levaram mais de cem bilhões em corrupção,e você e Dilma como administradores do país não percebeu?
    Agora vem jogando a culpa na Lava Jato,ô Lula eu você não vai comprar com essa asneira.

    ResponderExcluir