terça-feira, 6 de junho de 2017

Bahia tem o maior número de municípios entre os mais violentos do Brasil


A Bahia tem nove municípios na lista das 30 cidades mais violentas do Brasil. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Estado baiano tem o maior número de municípios listados no Atlas da Violência 2017.

O estudo analisa os números e as taxas de homicídio no país entre 2005 e 2015 e detalha os dados por regiões, Unidades da Federação e municípios com mais de 100 mil habitantes. 

No Atlas, Lauro de Freitas é a segunda cidade mais violenta. Entre as 30 ainda aparecem Simões Filho, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Barreiras, Camaçari, Alagoinhas, Eunápolis e Feira de Santana. Já Vitória da Conquista aparece na posição 64ª do ranking.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou comunicado criticando as divergências nos estudos que analisam a violência no Brasil.  A SSP critica os dados apontando que outros estudos elegeram cidades diferentes entre as mais violentas. 

“A diferença no resultado dos rankings divulgados por tais estudos mostram a discrepância da forma de coleta de dados”, diz a nota. Conforme a Secretaria, o próprio Ministério da Justiça já reconheceu que a falta de metodologia única para contagem dos casos cria rankings equivocados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário