sábado, 14 de janeiro de 2017

Sesab recomenda vacinação contra febre amarela a 45 municípios do estado


A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, emitiu informativo sobre o risco de ocorrência de febre amarela no estado. 

Depois de identificar seis casos da doença em macacos no município de Coribe, no Oeste da Bahia, o órgão recomendou a imunização de 100% da população de 45 cidades baianas. 

Após a confirmação de um óbito em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, e dos recentes casos suspeitos em Minas Gerais, a Sesab aumentou o cuidado com a prevenção da doença. 
De acordo com Maria Aparecida de Araújo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, o registro de morte dos primatas é um alerta para a possível circulação do vírus causador da doença em áreas silvestres. “O estado sempre monitora a ocorrência de epizootias [transmissão do agente patogênico entre animais hospedeiros] na região 

Oeste da Bahia. Como o vírus da febre amarela circula no meio silvestre, não podemos controlar. Se um macaco é acometido pelo vírus, ele morre. Quando isso acontece, ficamos em alerta”, explicou Maria Aparecida. Ela disse ainda que o estado monitora o mosquito vetor da doença, o Haemagogus.

Lista dos municípios que devem buscar imunização:

De acordo com o comunicado da Sesab, devem buscar imunização os municípios de: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Iuiú, Jaborandi, Luiz Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley, Xique-Xique.

De acordo com a Sesab, todos os municípios da Bahia estão abastecidos com a vacina contra a febre amarela, não sendo recomendada a imunização de lactantes. (Metro1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário