quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Como limpar os ouvidos? Você provavelmente está fazendo errado


Você já se perguntou para que serve a cera de ouvido? Se por um acaso você acha que ela apenas serve como sujeira, saiba que ela possui uma importante função protetora para o canal auditivo, e removê-la pode causar danos ao canal, revela um estudo da Academia Americana de Otorrinolaringologia para a revista Otolaryngology – Head and Neck Surgery, segundo o Yahoo.

A cera, ou cerume, é produzida pelo organismo para limpar e proteger os ouvidos. “Ela impede que a sujeira, a poeira e outros materiais penetrem profundamente no ouvido”, diz a organização. Outros processos fisiológicos, como a mastigação, o banho e a movimentação da mandíbula, também podem fazer com que o novo cerume expulse o antigo. 
Segundo o Dr. Seth Schwartz, presidente do grupo que liderou a pesquisa, o uso das hastes flexíveis com algodão na ponta, que muita gente usa para retirar a cera, não é benéfico e não passa de mito. "Esse esforço de remoção só cria problemas, porque acaba empurrando a cera para o interior do ouvido e compactando-a no centro do duto auditivo”, explicou.

Segundo a organização, os cuidados com o ouvido devem ser os seguintes:
– Não exagerar na limpeza dos ouvidos, sob risco de infecção;

– Evitar inserir objetos nos ouvidos (hastes flexíveis, grampos de cabelo e outros), pois eles podem cortar o canal auditivo, furar os tímpanos e/ou deslocar ossos auditivos. Isso pode causar problemas como perda auditiva, vertigem e zumbido;

– Não utilize “velas de ouvido”, pois podem causar danos graves ao tímpano e ao canal auditivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário