quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Imbassahy deve substituir Geddel em ministério


O presidente Michel Temer fechou nesta quinta-feira (8) escolha de Antônio Imbassahy (PSDB-BA) para a Secretaria de Governo, no lugar do ex-ministro Geddel Vieira Lima. 

A Secretaria de Governo é responsável pela articulação política do Planalto. O convite a Imbassahy deve ser feito ainda nesta quinta. Se aceito, o anúncio deve ser feito na semana que vem. 

Para viabilizar a nomeação,Temer negocia com o comando nacional do PSDB a reformulação da pasta, dando mais peso político. 
A ideia discutida pelo peemedebista com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e com o senador Aécio Neves (MG) é que, além da articulação política e distribuição de cargos, a pasta tenha maior atuação na formulação de políticas do governo, aumentado a atribuição, por exemplo, de negociação com as unidades da federação. 

Os tucanos não querem ocupar uma pasta que seja apenas voltada para questões burocráticas, mas desejam ter assento também em discussões e decisões de políticas governamentais. Líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Imbassahy tem viajado com Temer em compromissos pelo país e acompanhou com ele na quarta-feira (7), no gabinete presidencial, a sessão da STF (Supremo Tribunal Federal) para definir o destino de Renan Calheiros (PMDB-AL). 

O obstáculo principal para a escolha do tucano era a resistência da bancada do PMDB na Câmara, que pleiteava continuar à frente do posto comandando até o mês passado pelo ministro Geddel Vieira Lima, do partido. *Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário