quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Tumulto marca audiência sobre futuro da vaquejada


Uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir uma proposta de regulamentação da vaquejada no País foi marcada por tumulto e briga entre os defensores da prática difundida no Nordeste e os defensores da causa animal.

Enquanto vaqueiros faziam protesto na Esplanada dos Ministérios – com direito a cavalos espalhados no gramado central – deputados batiam boca nesta tarde na reunião conjunta das comissões de Esporte e Meio Ambiente.

Um dos embates envolveu os deputados Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e Vitor Valim (PMDB-CE). Durante sua participação na audiência, o tucano disse que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou inconstitucional a lei cearense que regulamentava a vaquejada naquele Estado não podia ser contestada e sim cumprida. 
Tripoli destacou que a medida foi necessária “para que não se chegue no rodeio”, por isso era bom “que se pare por aqui”.

“Vamos parar por aqui para não chegar no rodeio. É para defender o rodeio, é isso? Seja homem, rapaz”, interrompeu o peemedebista.Enfurecido, Tripoli – conhecido por defender a bandeira da proteção animal – deixou a mesa de trabalhos e foi em direção a Valim tomar satisfação. “Seja homem”, provocava Valim, que é defensor da vaquejada. “Eu dou na sua cara, seu moleque. É um babaca, um moleque”, retrucou Tripoli fora do microfone.

A sessão foi suspensa para que os ânimos fossem acalmados. Outro momento de tumulto aconteceu quando a atriz Alexia Dechamps, convidada do deputado Ricardo Izar (PP-SP), se virou para os participantes e mandou que se calassem. Segundo relatos, a atriz disse que ela financiava o pagamento do programa Bolsa Família para os nordestinos. (Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário