quinta-feira, 23 de junho de 2016

Temer anuncia importação de feijão para combater alta de preço


Por meio de sua conta no Twitter, nesta quarta-feira (22), o  presidente em exercício, Michel Temer, informou medidas de estímulo à importação do feijão, para reduzir o preço. 

O governo estuda a retirada de impostos e taxas cobrados dos produtos vindos de países como China e México. A retirada do imposto de importação barateia o produto importado e facilita a chegada dele ao país. A expectativa é que, com mais oferta no mercado, o preço do feijão caia. 

De acordo com o governo, a desoneração deve durar “no máximo por 90 dias”, prazo em que a crise que gera o encarecimento seja revertida.
A alta é resultado de problemas climáticos, que vêm reduzindo a produção do feijão no Brasil. O aumento de preços atinge o prato típico dos brasileiros, o feijão com arroz, e dificulta principalmente a vida dos consumidores de baixa renda, que, acuados pela recessão e pelo desemprego, cortam a compra de itens supérfluos no supermercado.


De acordo com o IBGE, que mede a variação nas capitais, o preço do feijão subiu 33,49% no ano até maio. No acumulado dos últimos 12 meses até maio, a alta é de 41,62%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário