terça-feira, 14 de junho de 2016

Aumenta os prejuízos causados pela estiagem no sul da Bahia


A região cacaueira, no sul da Bahia, tem um conhecido polígono de criação de gado que fica entre os municípios de Itapé e Itororó, Itaju do Colônia e Potiraguá. 

Toda essa região está em crise devido a um longo período de estiagem. De acordo com o produtor rural Genilson Matos, ele já perdeu dezenas de animais por conta da seca. "Já morreram 60 vacas e 15 bezerros. Morreram também duas éguas e um cavalo", disse. 

Até o ano passado ele tinha 130 vacas que produziam aproximadamente 950 litros de leite por dia. Hoje tem 14 vacas produzindo 30 litros de leite, ou seja, despencaram tanto a produção quanto a produtividade, e ele ainda tem que dar leite para os bezerros que perderam a mãe. 
A estiagem também causa danos aos rios e represas da região, que secaram. O agricultor Ednei Soledade Teles conta que não está conseguindo sobreviver. "Quem depende da terra mesmo está passando necessidade", disse. 

O pecuarista José Evilásio Oliveira cria gado na região há mais de 60 anos e diz que vê com tristeza a situação. "Ou compra água e a ração para o gado, ou do contrário vai morrer. Não tem recurso, não tem água. O pior daqui é água, o gado está morrendo de sede", relatou. *Informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário