sexta-feira, 29 de abril de 2016

Prazo para declarar imposto de renda termina nesta sexta-feira


Termina nesta sexta-feira (29) o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda. No entanto, o contribuinte que ainda não conseguiu reunir todos os documentos necessários pode enviar os dados de que dispõe até às 23h59 de hoje para, depois, entregar com calma uma declaração retificadora, completa.

A medida evita o pagamento da multa mínima de R$ 165,74, para quem não tem imposto devido, e de 1% ao mês ou fração de atraso, podendo chegar a até 20%, para quem tem imposto devido. A Receita alerta ainda que, ao passar do prazo, o contribuinte está sujeito a pagar juros.
Já para quem enviar nesta sexta os dados disponíveis, nem que seja prevendo fazer uma retificadora posteriormente, terá a princípio apenas o contratempo de ter deixado para entregar a declaração na última hora, ficando, portanto, no final da fila no calendário de restituição (ver tabela), caso tenha direito. 

Segundo a própria receita, a prioridade da inclusão nos lotes de restituição é para idosos e portadores de doenças graves e, ainda assim, dentro desse grupo, nas mesmas condições, quem entregou antes, recebe antes, regra geral para todos os demais contribuintes.

Pelo calendário divulgado pela Receita, este ano, o primeiro lote de restituições será liberado no dia 15 de junho, mantendo a mesma data, a cada mês, para outros seis lotes, até 15 de dezembro. *Com informações do A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário