segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Mais de 50% das pessoas acima de 60 anos sofrem de catarata


Mais de 50% das pessoas acima de 60 anos e algumas mais jovens sofrem de catarata. A catarata é um turvamento progressivo do cristalino (lente natural do olho), interferindo na absorção da luz que chega à retina. 

Os portadores de catarata a descrevem como se estivessem olhando através de uma queda d’água ou de uma folha de papel vegetal, com embaçamento gradual ou diminuição da visão. 

A leitura fica mais difícil e dirigir carro pode se tornar perigoso. O portador de catarata pode se sentir incomodado por luz forte ou ver halos ao redor de luzes. 
No início, a mudança no grau dos óculos pode até ajudar, mas o avanço da catarata a visão vai diminuindo progressivamente. confira os tipos da enfermidade:

Senil - Surge em função do envelhecimento, quando o cristalino perde suas caracteristicas (transparência e mobilidade).

Congênita - Está presente no portador desde seu nascimento. Em geral, ocorre quando a gestante sofre de rubeola no início da gravidez.

Inflamatória - catarata causada por inflamações intra-oculares. Dor, vermelhidão, cansaço visual e sensibilidades a luz podem ser sinais de que algo não vai bem.

Metabólica - catarata causada por alterações do metabolismo como: diabetes, colesterol alto, doenças do fígado e problemas hormonais.

Traumática - decorrente de agressão física, grandes quedas ou acidentes automobilisticos que lesionam o cristalino.

Medicamentosa - surge pelo uso abusivo de alguns medicamentos como colírios e corticóides.

Fonte: Voz da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário