quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

MEC anuncia reajuste do piso salarial dos professores


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quinta-feira (14) o reajuste do piso salarial dos professores de escolas públicas. Segundo Mercadante, a categoria receberá um aumento de 11,36%, assim, o piso passará de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64.

O anúncio do Ministério da Educação (MEC) contraria o pedido dos governadores e prefeitos, que queriam o adiamento da divulgação do piso, alegando viverem uma situação muito delicada por conta da crise. 

O Governo Federal diz que entende a complicada situação fiscal de muitos governos de Estados e prefeituras, mas que a lei estabelece o cálculo para a elevação e determina que o novo piso seja divulgado em janeiro.
Nesta semana, Estados e municípios apresentaram ao governo federal uma proposta para que o acréscimo do piso fosse adiado para agosto e que o índice fosse menor do que os 11,36% delimitados pela legislação. 

Diante das dificuldades fiscais, porém, o MEC pediu que os sindicatos de docentes estejam abertos ao diálogo e tentem chegar a um acordo, respeitando a limitação orçamentária de cada ente federativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário