terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Brasil tem 780 mil portadores de HIV, dos quais 450 mil estão em tratamento


Boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (1º) apontou a existência de 780 mil portadores de HIV no Brasil, dos quais 450 mil estão em tratamento. 

"O Governo Federal gasta, com esses tratamentos, aproximadamente R$ 1,1 bilhão e precisamos ter a compreensão de que a melhor profilaxia da transmissão da Aids é o tratamento", afirmou o ministro Marcelo Castro, em coletiva para divulgação de dados e lançamento da campanha de combate ao HIV. 

Com a estratégia 90-90-90, o Brasil é um dos países com maior destaque no combate à doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 
De acordo com o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, o Brasil registrou a menor taxa de detecção de casos de Aids no Brasil dos últimos 12 anos, mesmo com número 22,4% maior de testes realizados. Para Mesquita, o registro de autotestes orais concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliará ainda mais o número de testes realizados na população. 

"A gente espera que, até o final do primeiro semestre, qualquer pessoa possa comprar o autoteste em farmácias. Isso vai pegar um nicho importante da população que tem vergonha de pedir um teste ao seu médico ou ir a um posto de saúde para fazer o teste", avaliou. 

Outra novidade anunciada é a disponibilização de um banco de dados com informações básicas sobre Aids nos 5.570 municípios brasileiros. Por meio da nova ferramenta, será possível consultar indicativos e dados básicos sobre casos de HIV e Aids em todo o Brasil.

Informações: Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário