quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Câncer de tireoide é três vezes mais frequente em mulheres


Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer  (Inca), o câncer de tireoide atinge três vezes mais mulheres que homens. 

O diagnóstico de doenças da tireoide é  essencial,  pelo fato de ela ser uma glândula que age no funcionamento  de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins,  além de atuar na regulação do ciclo menstrual, fertilidade, peso, memória e concentração. 

Sua função normal  garante um  equilíbrio e  harmonia dos órgãos envolvidos. Os nódulos são um dos problemas mais  frequentes da tireoide, e que não apresentam sintomas. Estima-se que 60% da população brasileira tenha  nódulo na tireoide em algum momento da vida.
“É diante deste cenário que  atualmente já  se pede nas consultas de rotina  a ultrassonografia da tireoide em exames anuais da população feminina,  para  investigação de  nódulos”, explica Cláudia Chagas, médica especializada em diagnóstico por imagem. Problemas na tireoide podem aparecer em qualquer fase da vida, tanto em homens, quanto em mulheres.

Ainda segundo a especialista, nem todos os nódulos de tireoide são malignos. “Em torno de 80%  dos nódulos tireoidianos são benignos. O diagnóstico precoce pode ser decisivo na vida do paciente. Uma vez identificado o nódulo, o endocrinologista solicitará uma série de exames complementares incluindo punção aspirativa do nódulo com exame citológico,  para confirmar a presença ou não de malignidade”, conclui Chagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário