segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Enem registra 25,5% de abstenção este ano, menor percentual desde 2009


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) feito este ano registrou o menor índice de abstenção desde 2009: 25,5%. A informação foi divulgada neste domingo pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Na edição do ano passado, o índice foi 28,9%. "Temos conseguido reduzir as abstenções progressivamente", disse Mercadante durante entrevista coletiva. O ministro reforçou que os estudantes que conseguiram isenção da taxa de inscrição este ano, mas não justificaram ausência na prova, só farão o Enem em 2016 mediante pagamento.

Mercadante avaliou a aplicação das provas em 2015 como um trabalho exitoso. "Tivemos um excelente exame, apesar do tamanho extraordinário que tem o Enem", disse. 
"Tivemos todas as premissas que asseguram que os candidatos possam fazer a sua prova em condições adequadas”. Mercante informou ainda que 743 estudantes foram eliminados da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo 364 no sábado (24) e 376 neste domingo (25). Há ainda três casos de publicação indevida das provas em redes sociais. Em 2014, 1.519 alunos foram eliminados do exame enquanto, em 2013, o total de eliminações foi 1.522.

Mercadante destacou que o número de alunos eliminados este ano ainda pode aumentar, caso sejam identificadas novas irregularidades. Segundo o ministro, há casos em que não será feita abertura de inquérito porque não há indício de crime, enquanto outros já estão sob investigação da Polícia Federal.

Para o ministro, a redução no número de candidatos eliminados em 2015 em relação às edições anteriores do Enem demonstra um aumento da cultura do respeito às regras.

Ainda de acordo com o balanço divulgado pela pasta, as provas deste ano registraram nove ocorrências médicas, sendo cinco no sábado e quatro no domingo. Entre elas está o caso de uma gestante que foi encaminhada ao hospital em trabalho de parto.

Informações: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário