quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Aneel propõe redução da bandeira vermelha da conta de luz


O governo anunciou que vai reduzir o valor da bandeira vermelha, a tarifa extra cobrada nas contas de luz. Neste ano, a conta de luz do brasileiro já aumentou quase 48% e vai subir ainda mais até o fim do ano, ultrapassando os 50%. 

Essa é a previsão do Banco Central. Mas no mês que vem, o consumidor vai sentir uma leve redução na conta de luz. 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs nesta quinta-feira (12), que a tarifa adicional, da bandeira vermelha, passe para R$ 4,50. Um real a menos. A bandeira vermelha é uma tarifa a mais e temporária, cobrada quando a energia é fornecida também pelas termoelétricas. 
Hoje, a cada 100 kilowatts hora de energia, a conta aumenta R$ 5,05. O valor exato da redução só vai ser definido no fim de agosto e a conta de luz menor só vai chegar para o consumidor a partir de setembro. A estimativa da Aneel é que as contas de luz fiquem em média 2% mais baratas.

A bandeira vermelha vai ser reduzida porque na semana passada, 21 térmicas foram desligadas.  O governo diz que isso foi possível porque neste ano choveu um pouco mais, porque novas usinas começaram a funcionar, e também porque o consumo de energia elétrica caiu. 

A queda na indústria foi de 4,2% comparando com mesmo período do ano passado e o comportamento do consumidor também mudou. Com informações do Jornal Hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário