quinta-feira, 7 de maio de 2015

Professores da UESB decretam greve por tempo indeterminado


Os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) em Itapetinga deflagraram greve na tarde desta quinta-feira (7). 

Devido ao cumprimento do prazo legal de 72 horas, as atividades só serão paralisadas a partir da próxima quarta-feira (13). Os professores reivindicam por mais recursos para as universidades e respeito aos direitos trabalhistas. 

Os docentes consideraram que a proposta apresentada pelo governador Rui Costa (PT) em 24 de abril não responde à pauta da categoria, mobilizada desde o ano passado. 
Por meio de nota, a Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) afirmou que a recusa em ampliar o número de professores, cumprir direitos e de destinar recursos necessários para o atendimento das demandas das instituições demonstra o descaso do governo com as universidades. Mais de 200 professores da Uesb aguardam promoções, progressões e alterações de regime de trabalho. 

Entre a pauta de reivindicações estão a destinação de, no mínimo, 7% da receita líquida de impostos do estado para o orçamento anual (revisado a cada dois anos, de modo que o orçamento do ano corrente não seja inferior ao executado no anterior); ampliação do quadro de vagas para professores; respeito aos direitos trabalhistas e pagamento do reajuste linear integral em uma única parcela e retroativo a 1 de janeiro, no valor de 6,41%. 

Informações: Itapetinga Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário