domingo, 31 de maio de 2015

Distritos de Vitória da Conquista sofrem com seca e estão em situação de emergência


Desde o fim do mês de março, a Prefeitura de Vitória da Conquista decretou situação de emergência nos onze (11) distritos do município por conta da forte estiagem que atinge a região. 

A medida foi necessária porque os distritos de Bate-Pé, Iguá, José Gonçalves, Pradoso, Cercadinho, Inhobim, Cabeceira da Jiboia, São Sebastião, São João da Vitória, Veredinha e Dantilândia, apesar das chuvas isoladas ocorridas ultimamente, vêm passando por um longo período de estiagem, o que tem causado grandes estragos e imensos prejuízos aos agricultores, impedindo o plantio e a formação de pastagens para os animais.

No povoado de Laranjeiras, por exemplo, localizado a 25 quilômetros do centro de Vitória da Conquista e que conta com cerca de cem famílias, não chove com regularidade há quatro anos. 
No local, devido a escassez das águas da chuva, diversas famílias, que sobrevivem do cultivo do milho e do feijão, têm sofrido grandes perdas.

A atividade não tem gerado grandes lucros em razão da falta de chuva. O milho plantado durante as fortes chuvas de novembro de 2014 não desenvolveu como o esperado e agora os agricultores correm o risco de perder toda a plantação. O feijão plantado na mesma época está quase todo perdido.

Com informações do G1/Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário