quinta-feira, 14 de maio de 2015

Comércio tem pior primeiro trimestre desde 2003, diz IBGE


Com o desaquecimento do mercado de trabalho e o crédito mais restrito, as vendas do comércio varejista restrito–que não inclui o setor automotivo– do país recuaram 0,8% nos três primeiros meses de 2015 comparados com o mesmo período de 2014. 

Foi o pior resultado para um trimestre desde o terceiro trimestre de 2003 (-4,4%), quando o país ainda sentia os efeitos da incerteza do primeiro governo Lula. 

A queda foi puxada pela atividade de supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (leia mais abaixo). Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (14). 
Na passagem de fevereiro para março, as vendas do comércio caíram 0,9%, na série livre de efeitos sazonais (típicos de cada período, como o número de dias úteis, por exemplo). O resultado ficou pior do que o esperado. 

A expectativa era de que as vendas recuassem 0,35% na comparação mensal, segundo 26 projeções ouvidas em pesquisa da agência de notícias Reuters. Na comparação de março com o mesmo mês do ano passado, no entanto, as vendas avançaram 0,4%. 

Neste caso, os dados foram influenciados pelo número de dias úteis, já que o carnaval de 2014 ocorreu no mês de março, prejudicando as vendas do setor naquele ano. Quando considerados os últimos 12 meses, a variação foi positiva em 1%. 

O varejo tinha apresentado alta de 0,3% na passagem de dezembro para janeiro deste ano. Já de janeiro para fevereiro o setor registrou leve queda de 0,1%. 

Informações: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário