terça-feira, 21 de abril de 2015

Preso envia Habeas Corpus ao STJ escrito em um metro de papel higiênico


Um preso escreveu de próprio punho, em aproximadamente um metro de papel higiênico, seu pedido de Habeas Corpus e o enviou pelos Correios para o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão.

A carta chegou ao STJ nesta segunda-feira (20) e surpreendeu a equipe da Coordenadoria de Atendimento Judicial do tribunal. “Estou aqui há dez anos e é a primeira vez que vejo isso”, afirmou o chefe da Seção de Protocolo de Petições, Henderson Valluci. O mensageiro Gilmar da Silva, que abriu o envelope, também ficou surpreso.

“Achei diferente, foi a correspondência mais surpreendente que já vi aqui”, assegurou. Seguindo o protocolo, o papel higiênico foi fotocopiado e digitalizado, para então ser autuado. Em breve, o processo será distribuído a um ministro relator. O autor está preso no Centro de Detenção Provisória Pinheiros I, em São Paulo (SP).
Na peça, ele conta que participou de uma rebelião em 2006 e estaria encarcerado irregularmente há nove anos por um crime já prescrito. Conhecido como remédio heroico, o habeas corpus, de acordo com a legislação brasileira, pode ser impetrado por qualquer pessoa, em qualquer meio.

Não é preciso ser advogado. O pedaço de papel higiênico utilizado terá o mesmo destino do lençol em que outro preso formulou seu pedido de liberdade, há cerca de um ano: passará a integrar o acervo do Museu do STJ.


Informações: Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário