quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Câmara aprova texto que criminaliza venda de bebidas a menores


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira {24}, um projeto que criminaliza a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos. O texto segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff. 

A pena para quem descumprir a norma será de detenção de 2 a 4 anos, além de multa que varia de R$ 3 mil a R$ 10 mil. O estabelecimento comercial ainda será fechado até que o valor seja pago.

A proposta de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), torna crime o ato de fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida a criança ou adolescente, mesmo que gratuitamente.
Atualmente, a venda de bebida alcoólica a menores é considerada apenas contravenção penal, com pena de 2 meses a 1 ano de prisão ou multa. O entendimento é do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Como a contravenção penal é considerada de menor potencial ofensivo que os crimes, geralmente é punida com penas alternativas. O ECA prevê como crime somente a “conduta de quem vende ou fornece produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”. 

Segundo parlamentares, essa redação provocava interpretações dúbias sobre o conceito de bebida alcoólica. Na votação, os deputados rejeitaram a ideia de exigir ainda que os rótulos de bebidas incluíssem uma identificação de proibição para a venda de menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário