quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Itabuna, a cidade com pior índice de homicídios na adolescência


Os homicídios já representam 36,5% das causas de morte dos adolescentes brasileiros. Do total da população, esse índice representa 4,8%. Os estados com os maiores índices de homicídios de adolescentes, são Alagoas (8,82%), Bahia (8,59), Ceará (7,74), Espírito Santo (7,15) e Paraíba (6,04). 

A situação do Nordeste é nitidamente dramática. Itabuna lidera o ranking entre os quase 300 municípios pesquisados em todo o território nacional. 

E a capital brasileira onde os adolescentes são mais vulneráveis é Fortaleza. O estudo, divulgado na manhã desta quarta feira (28). revela ainda o perfil dos jovens assassinados: homem, negro, vítima de arma de fogo e residente na periferia. 
O professor Ignácio Cano, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, foi um dos coordenadores da pesquisa. "Em 2005, as regiões Nordeste e Sudeste estavam no mesmo patamar, mas o Nordeste pulou à frente durante os anos seguintes, assumindo a liderança nesse índice negativo de homicídios de adolescentes", disse, acrescentando que esses dados foram obtidos com base nos relatórios do Ministério Saúde, únicos confiáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário