quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Dez dicas para você começar o ano com o sorriso lindo


Ano-novo, vida nova. Sempre que um ano vira as pessoas costumam deixar para trás hábitos ruins e prometem começar rituais novos para melhorar suas vidas como entrar em uma dieta diferente, radicalizar no corte de cabelo, entrar numa academia e assim por diante. 

Para você que quer manter ou melhorar a qualidade do seu sorriso em 2015, seguem 10 dicas que vão deixá-lo lindo e saudável todos os meses do ano.

1. Saiba escolher bem sua escova - As escovas de dente mais indicadas pelos dentistas são as de cerdas macias e de cabeça pequena. “Essas são as melhores para atingir áreas de difícil acesso”, diz William Frossard, dentista especializado em estética e doutor em periodontia. 
Vale lembrar que de nada adianta ter a escova certa e não usá-la, certo? Por isso, não se esqueça de escovar os dentes sempre após as refeições e na hora de dormir.

2. E não esqueça de trocá-las a cada 3 meses - As escovas de dente devem ser trocadas a cada três meses ou quando as cerdas ficarem deformadas. Isso porque após esse período de uso normal, as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas. “As cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar todos aqueles cantinhos ao redor dos dentes”, diz o especialista. 3. Enxaguantes: escolha certo - Embora na maioria das vezes eles sejam apenas coadjuvantes na higiene bucal, o uso indevido dos enxaguantes bucais pode trazer problemas para a boca. Quando utilizados com muita freqüência, substâncias presentes em alguns tipos desses produtos podem matar desnecessariamente parte da flora bacteriana importante no equilíbrio do pH da saliva e manchar os tecidos da boca, amarelando também os dentes. “Por isso, os melhores são aqueles que contêm flúor em sua composição e água como diluidor (sem álcool). A freqüência de uso pode variar de acordo com a necessidade do paciente, devendo obedecer a uma orientação profissional”, diz William. 

3. Enxaguantes: escolha certo - Embora na maioria das vezes eles sejam apenas coadjuvantes na higiene bucal, o uso indevido dos enxaguantes bucais pode trazer problemas para a boca. Quando utilizados com muita freqüência, substâncias presentes em alguns tipos desses produtos podem matar desnecessariamente parte da flora bacteriana importante no equilíbrio do pH da saliva e manchar os tecidos da boca, amarelando também os dentes. “Por isso, os melhores são aqueles que contêm flúor em sua composição e água como diluidor (sem álcool). A freqüência de uso pode variar de acordo com a necessidade do paciente, devendo obedecer a uma orientação profissional”, diz William.

4. Evite café, ele mancha seus dentes - Infelizmente essa bebida tão famosa no mundo não é muita amiga de quem quer ter dentes bem brancos em 2015. Os taninos, substância encontrada no café, têm o poder de manchar os dentes. E quanto mais xícaras se tomar por dia, pior pode ser o amarelamento dental.

5. Já a maçã e pêra deixam a boca mais limpa - Calma, comê-las em excesso não vai substituir uma escovação, claro que não. Mas alguns alimentos mais fibrosos como a maçã, a laranja, a pêra ou a cenoura têm a capacidade de promover uma auto-limpeza na boca. “Isso ocorre porque esses alimentos demoram mais para serem mastigados e suas fibras entram em atrito com os dentes, removendo alguns resíduos”, diz William.

6. Suas visitas ao dentista devem ser personalizadas - Elas devem ser personalizadas de acordo com as necessidades do paciente. “Por exemplo, pacientes suscetíveis a cárie, doença periodontal ou ambas devem ir ao dentista a cada 3 meses. Pacientes controlados, podem fazer um check-up anual. E para a maioria, é importante fazer uma consulta de revisão a cada 6 meses para além de evitar possíveis surpresas, fazer uma limpeza profissional. Prevenção é o tratamento mais barato e sempre vai ser considerado o mais moderno pela possibilidade de preservação da estrutura dentária”, diz o especialista.

7. Nunca vá dormir sem escovar os dentes - Sem dúvida a escovação feita antes de dormir é a mais importante, pois é a noite que a salivação diminui e com isso sua capacidade "auto-limpante" e remineralizadora também fica prejudicada, facilitando a junção e o crescimento das bactérias no meio oral.

8. Chega de roer unha e morder objetos - Se você tem o hábito de roer as unhas ou de ficar mordendo objetos (como tampas de caneta) enquanto estuda ou trabalha, pare já com isso. Essas manias, além de feias, podem entortar os dentes ou até arrancar uma lasca dele.

9. Pare de fumar agora - As enumeras substâncias tóxicas que contem no cigarro fazem mal para a saúde de uma forma geral. Por isso, poderíamos listar longos motivos para você largar esse vício agora. Mas como o foco aqui é saúde bucal, vamos dizer apenas que ele pode causar doença periodontal, mau hálito, manchas nos dentes, língua e mucosa e câncer de boca. Está bom ou quer mais?

10. Use a escova e o fio dental, o casamento perfeito - O fio dental tem a capacidade de remover os detritos que permanecem entre os dentes. Já a escova remove, por causa do atrito com a superfície do dente, as sujeiras mais externas. “Note que os dois se complementam, a escova faz a limpeza “por fora” dos dentes e o fio limpa entre eles”, diz William. Por fim, é sempre bom usar os raspadores linguais para tirar de vez todo e qualquer resíduo de alimento e bactéria da cavidade bucal, mantendo assim a boca limpa, o sorriso lindo e o hálito fresco para arrasar em 2015.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário