domingo, 30 de novembro de 2014

Dono de Lava Jato é executado dentro de carro em Conquista


Robson Santos Cordeiro, 33 anos, foi morto a tiros por volta das 14h deste domingo, 30, no bairro Sobradinho, em Vitória da Conquista. 

A vítima, proprietário de um Lava Jato, teria saído do trabalho e seguido para sua residência, onde iria pegar a esposa para almoçar com amigos. De acordo com relatos de testemunhas, a vítima parou o carro, modelo Vectra AHM 4866, em frente a sua casa, quando um táxi parou ao lado e o passageiro efetuou cerca de cinco tiros. 

Robson morreu na hora. Conhecidos da vítima disseram que ele é natural de São Paulo e mora em Conquista a aproximadamente seis meses. 

Bahia ganha do Grêmio e ainda mantêm esperança de não cair


Bahia venceu o Grêmio por 1 a 0 na noite deste domingo (30) na Arena Fonte Nova e manteve viva a esperança de não ser rebaixado. 

Para não cair, o Tricolor de Aço precisa vencer o Coritiba na última rodada e torcer para que o rival Vitória, que enfrenta o Santos no Barradão, não vença e o Palmeiras não pontue na rodada final. 

O Bahia entrou em campo pensando apenas no triunfo - qualquer outro resultado significaria o rebaixamento do tricolor baiano ainda neste domingo. O Grêmio também buscava a vitória, de olho na chance de ainda conseguir uma vaga na Libertadores de 2015.

Botafogo perde para o Santos e é rebaixado para a Série B


Depois do Criciúma, o Campeonato Brasileiro da Série neste domingo (30) conheceu mais uma equipe rebaixada para a Série B. 

Precisando vencer para ainda ter chance de escapar do descenso, o Botafogo foi até a Vila Belmiro e perdeu por 2 a 0 para o Santos. Restando apenas uma rodada, a equipe carioca pode chegar, no máximo a 37 pontos sendo que, o Vitória, primeiro time no Z-4 tem 38. 

Esse é o segundo rebaixamento do clube da estrela solitária no Brasileirão, a primeira vez havia sido em 2002. Restam duas vagas para a segunda divisão serem definidas que, no momento, são ocupadas por Bahia e Vitória. 

Visitantes largam na frente na semifinal do Intermunicipal


Visitantes indigestos. Assim podem ser consideradas Cachoeira e Santaluz depois rodada deste domingo (30), no Intermunicipal 2014.

Mesmo longe de seus domínios, as duas Seleções não tomaram conhecimento do apoio das torcidas adversárias, venceram seus jogos e largaram na frente na semifinal da maior competição de futebol amador do Brasil.

Em Itapetinga, Cachoeira venceu a adversária por 1 a 0. O placar deixou o selecionado cachoeirano em boa vantagem. Para chegar à decisão, Cachoeira precisa apenas empatar o confronto de volta, no próximo domingo (7), diante dos seus torcedores.

Ex-candidato a prefeito de Conquista é preso com 21 pedras de crack


Policiais da Guarnição Raio prenderam na madrugada deste sábado (29), Milson José Leite de Oliveira, conhecido como “Tico”, que concorreu em 2004, pelo PSDC, ao cargo de prefeito de Vitória da Conquista. Com Milson foram encontradas 21 pedras de crack.

Os policiais realizavam patrulhamento de rotina, investigando um possível traficante na região do Bairro Alto Maron, quando passaram a suspeitar do comportamento do ex-candidato, que se mostrou incomodado com a presença da polícia. 

Ao realizarem revista no suspeito, os policiais encontraram a droga com o ex-candidato. Tico, que é proprietário do Jornal Impacto, foi preso e apresentado imediatamente ao Disep, onde ficará a disposição da Justiça e poderá até responder pelo crime de tráfico de drogas. Com informações do Bocão News.

Confira a lista com 9 razões ocultas para a dor de cabeça que você sente


Nove em cada dez pessoas sofre de dores de cabeça. Os dados da Organização Mundial da Saúde mostram que as cefaleias são comuns na vida de muitas pessoas e há diferentes causas para este tipo de problema. 

De qualquer forma é bom ter olho vivo, para descobrir se há alguma relação entre a dor de cabeça e outros tipos de problema. É bom procurar um médico. “A automedicação não é recomendada, pois pode ocultar problemas mais sérios. 

No caso de cefaleias frequentes ou atípicas (as que se apresentam com um padrão de dor diferentemente do usual), deve-se procurar um neurologista para investigação diagnóstica e correta orientação", afirma Rubens Gagliardi, professor titular de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 

Conta de luz pode aumentar se Brasil não cumprir Convenção de Estocolmo


A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) estima que o setor precisará investir R$ 25 bilhões para cumprir, até 2028, parte dos compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção de Estocolmo. 

O tratado, firmado em 2004 e ampliado em 2010, tem por objetivo proibir produção e uso dos chamados Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs). São 21 substâncias químicas que, além da afinidade com tecidos gordurosos, têm facilidades para se acumular e se espalhar pelo meio ambiente. 

Entre esses poluentes, o askarel – óleo resistente ao fogo – é bastante usado para condução de energia elétrica em transformadores, capacitores, reatores, interruptores e cabos elétricos. Em contato com pessoas, o produto pode causar males como câncer, além de problemas em diversos órgãos.

sábado, 29 de novembro de 2014

Avaí vence o Vasco e garante última vaga na Série A de 2015


Enquanto o futebol baiano vive uma crise, com uma das equipes já rebaixada para segunda divisão, os catarinenses vivem situação bem diferente. 

Na tarde deste sábado (29), com ajuda do Boa Esporte e Atlético Goianiense que não venceram seus jogos, o Avai derrotou o Vasco da Gama por 1 a 0 e assegurou uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série A de 2015. 

Além do time da Ressacada, o Joinville levantou o troféu da segunda divisão e será outro representante do estado na elite do futebol brasileiro na próxima temporada. Além destas duas equipes, o futebol de Santa Catarina já tem o Figueirense na Série A do ano que vem. 

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Mulher entra na Justiça para que marido mostre suas conversas no WhatsApp


O juiz Alexandre Morais da Rosa, de Santa Catarina, recebeu um processo incomum. Na descrição, a mulher pedia que a justiça obrigasse o marido a mostrar as mensagens do WhatsApp. 

O caso, registrado na 4º vara criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), é de violência doméstica e corre em segredo na justiça. 

Durante entrevista feita pelo Correio Braziliense, o magistrado conta que houve agressão. "Houve uma discussão com agressões – por parte do marido – porque a mulher queria saber com quem ele estava falando nas mensagens do celular", contou. 

Itapetinguense capota veículo em Ribeirão do Largo


No fim da tarde desta quinta-feira (27), por volta das 17:00h, aconteceu um acidente automobilístico, próximo a Ribeirão do Largo, com um automóvel Fiat Strada Fire, de placa policial JSF-1627, da cidade de Itapetinga. 

O condutor Valdir Ferreira da Silva, morador da Rua Elifas Levy de Assis no município de Itapetinga, vinha sozinho de sua propriedade na zona rural de Ribeirão do Largo, quando perdeu o controle do carro e capotou em uma curva de uma estrada vicinal do município. 

O carro após capotar, parou e ficou tombado em uma cerca de arame, e por pouco não desceu a ribanceira.

Hoje é o ultimo dia da Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio


Crianças entre seis meses e menores de cinco anos têm até hoje para receber a dose da vacina contra Poliomielite nos postos de saúde. 

Para atingir o maior número de crianças imunizadas, equipes de vacinação da secretaria municipal de Saúde serão enviadas a para creches e escolas de toda cidade. Também serão instalados pontos volantes em locais de grande movimentação de pessoas como, shoppings, igrejas e praças, que funcionarão das 08 às 17 horas. 

Vale lembrar que a vacinação é a única medida de prevenção eficaz para manter as crianças protegidas.  Até o momento cerca de 90 mil crianças residentes em Salvador foram protegidos, o que representa uma cobertura de 58%. 

Pelé não responde bem a antibiótico e quadro é considerado delicado


O quadro do Rei Pelé se agravou na noite de ontem (27). Internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Albert Einstein, em São Paulo, com uma infecção, Pelé não respondeu satisfatoriamente ao antibiótico utilizado no tratamento. 

O uso do remédio foi para combater a bactéria que causou uma infecção no sangue do ex-atleta da Seleção Brasileira e do Santos. A preocupação da equipe médica que cuida do caso é com a possibilidade de uma infecção generalizada conforme noticiou o Sport TV. 

O quadro de saúde de Pelé neste momento é considerado grave. Ele foi internado na 2ª feira (24), com quadro de infecção urinária.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Adolescente de Itapetinga é assassinada em Vitória da Conquista


A Adolescente Itapetinguense Deyse Pereira da Silva, 18 anos, foi assassinada a facadas na tarde dessa quinta-feira (27) em Vitória da Conquista. 

Segundo informações, Deyse há 04 meses, havia mudado de Itapetinga para Vitória da Conquista, residindo na Rua Q, Bairro Renato Magalhães naquela cidade.

A adolescente se encontrava em sua residência, com seu filho de poucos meses de vida, quando foi atingida por vários golpes de faca por uma pessoa desconhecida, que invadiu sua casa.

Caminhão caçamba de Itarantim é tomada de assalto


Um caminhão caçamba de cor amarela, placa JMD 8322 foi tomado de assalto na tarde desta quarta-feira (26) nas imediações do Rio Pardo em Potiraguá.

Segundo o proprietário Jasson Souza, um homem de características ignoradas se dizendo construtor de casas em Itarantim o procurou por volta das 9 hrs da manhã precisando de areia para a construção, pois naquele momento os pedreiros se encontravam parados e precisava do material com urgência.

Sem desconfiar do golpe, ambos seguiram sentido Rio Pardo em busca do material. Nas proximidades da ponte depois de Potiraguá, um outro bandido os aguardava, foi quando uma arma foi sacada e o caminhão tomado.

Guarda dividida entre pais será a regra após divórcio, determina nova lei


O projeto que regulamenta a guarda compartilhada de filhos foi aprovado nesta quarta-feira (26) pelo plenário do Senado Federal, de acordo com informações do G1. 

Segundo a proposta, que altera o Código Civil, a Justiça deverá conceder guarda repartida aos pais mesmo sem acordo entre eles. A legislação atual determina que este tipo de guarda deva ser aplicado “sempre que possível”. 

De acordo com o senador Jairo Campos (DEM-MT), relator do projeto na Comissão de Assuntos Sociais, a norma atual "dá margem a decisões equivocadas do Judiciário" e está apoiada em um "sistema viciado". 

Entra em vigor na próxima quarta-feira lei antifumo em todo o país


Entra em vigor na próxima quarta-feira (3) a Lei Antifumo que proíbe, entre outras coisas, fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o país. 

Para especialistas, a medida é um avanço no combate ao hábito de fumar. Pouco mais de 11% da população brasileira são fumantes. 

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado hoje (27), a informação vem reforçar as medidas de prevenção da doença. 

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Deputados aprovam pensão vitalícia para ex-governadores da Bahia


Uma emenda constitucional aprovada ontem pelos deputados estaduais deve garantir pensão vitalícia a quatro ex-governadores do estado. 

O benefício gerou polêmica entre os parlamentares, mas, por fim, a unanimidade avalizou a matéria de autoria do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), que acrescenta mais um artigo à Constituição do Estado. A medida especial será concedida àqueles que tenham exercido o mandato por quatro anos ininterruptos ou cinco anos intercalados e tenham contribuído por 30 anos. 

Alguns oposicionistas ironizaram ao dizerem que a peça foi colocada em apreciação, com o objetivo de favorecer o governador Jaques Wagner (PT), que se despede em dezembro da Governadoria. 

Rui Costa confirma apresentação de secretariado na próxima segunda-feira


O governador eleito Rui Costa (PT) apresentará o seu secretariado na próxima segunda-feira (1º) aos parlamentares da base na Assembleia Legislativa (Al-Ba). 

Também estarão na pauta de apresentação as modificações que serão feitas no início de seu governo. Ao jornal A Tarde, o presidente do PT Everaldo Anunciação adiantou que serão cortadas “sombras”, ou seja, órgãos que acabam tendo funções muito próximas ou similares. 

Além disso, uma nova concepção delineará a Secretaria de Indústria e Comércio, com ênfase no desenvolvimento econômico. 

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Atrapalhado: Ladrão é apreendido ao esquecer celular em cena de crime


Um adolescente foi detido na noite de segunda-feira (24), em Vitória da Conquista, depois tentar efetuar um roubo no bairro Jurema e esquecer o celular no local do crime.

O adolescente jogou uma mulher no chão para tentar roubar o celular, porem a vítima reagiu e empurrou o infrator, ao mesmo tempo em que gritava por socorro.

O acusado fugiu, mas deixou cair um celular. A vítima entregou o celular à uma guarnição da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar que passava no local. Pela foto do celular, os militares localizaram o acusado em um bar no mesmo bairro.

Ônibus cai em ribanceira com cerca de 30 alunos; ninguém ficou ferido


Um ônibus que levava cerca de 30 estudantes caiu em uma ribanceira, nesta terça-feira (25), por volta das 5h da manhã, na altura do KM-446 da BR-101. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), nenhum dos estudantes ficou ferido no acidente que aconteceu nas proximidades de Itabuna, na região Sul da Bahia. 

O condutor do veículo também não sofreu nenhum ferimento. O ônibus é de uma empresa de turismo – que não teve o nome divulgado -, mas estava alugado para fazer o transporte dos estudantes. 

Traficante que se vestia de mulher para fugir da polícia é preso em Esplanada


Um traficante que se vestia de mulher para despistar a polícia foi preso na manhã desta terça-feira (25), em Esplanada, no nordeste da Bahia. Robson da Silva Gomes, conhecido como Boró, foi localizado por policiais militares no bairro de Baixa Grande. 

Segundo o Correio, ele tentou escapar do cerco policial pulando o muro de uma casa vizinha, mas foi alcançado e conduzido à Delegacia Territorial de Esplanada. Robson, que não estava disfarçado no momento da prisão, estava com uma arma e foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma. 

De acordo com informações da Polícia Civil, o traficante é foragido da Justiça desde outubro e suspeito de envolvimento em diversos homicídios na cidade de Esplanada.

Primeira habilitação ficará mais cara a partir de dezembro


Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vai pesar no bolso daqueles que resolverem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de dezembro. 

A carga horária das aulas práticas para a primeira habilitação na categoria B, que, atualmente, é de 20 horas/aulas, sobe para 25, no dia 1° do mês de dezembro – consequentemente, sobe também o preço desembolsado pelos futuros motoristas, que terão que pagar 23,8% a mais do valor normal. 

Ainda que alguns futuros condutores tenham se adiantado na matrícula durante o mês de novembro, qualquer boleto emitido a partir da data em que a resolução começar a valer já terá reajustes de preço.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Matemática do rebaixamento: Botafogo, Bahia, Palmeiras e Vitória á beira da degola


Para o matemático Tristão Garcia, a Série A do Campeonato Brasileiro não tem apenas um rebaixado, o Criciúma, que só pode chegar aos 37 pontos e não sai mais do Z4.  

O Botafogo, que parou nos 33 pontos, e o Bahia, com 34, estão com 99% de risco de queda e só uma combinação pouco provável tiraria um dos dois times da situação de risco.

- O Botafogo eu considero um caso terminal. Se não tivesse arredondamento diria que estaria ali com 99,5%. E o Bahia também depende de milagres - disse Tristão.

Fernanda Gentil posta foto de biquíni e revela tatuagem


A apresentadora Fernanda Gentil completou 28 anos e o dia de aniversário da bela da Rede Globo ainda revelou um pouco mais aos seus seguidores nas redes sociais. Uma foto das comemorações revelou que Gentil possui uma tatuagem em um lugar ousado do corpo.

Gentil está de férias e aproveitou para viajar, curtir um tempo na Costa Rica com os amigos e seu marido – o “momozão” Matheus Braga. 

Entre as diversas fotos postadas por ela com um grupo de amigos, chamou a atenção uma com Matheus e o desenho que é possível ver na linha do biquíni da apresentadora. O desenho é um tanto misterioso, mas aparenta ser o de uma flor.

Silas Malafaia participou do “Programa Raul Gil” no quadro “Para quem você tira o chapéu”


Neste sábado, 22 de novembro, no SBT, o pastor Silas Malafaia participou do quadro “Para Quem Você Tira o Chapéu”, do “Programa Raul Gil”. 

O Pastor Silas Malafaia recebeu uma declaração de amor da esposa Pastora Elizete Malafaia. Agradeceu a Raul Gil e Raulzinho por serem os precursores da música gospel na TV.

Silas Malafaia tirou o chapéu para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: "Eu tiro meu chapéu para Fernando Henrique Cardoso pela estabilidade econômica do Brasil. Foi FHC que trouxe a estabilidade econômica para o país".

Itapetinga empata em Ibirataia, ganha nos pênaltis e se classifica


Depois de empatar em casa pelo placar de 2X2 no último domingo, no Primaverão, a seleção de Itapetinga foi à cidade de Ibirataia fazer o jogo de volta, neste domingo (23), com a missão de vencer a partida e se classificar para as semifinais do Intermunicipal.

Numa partida duríssima, no estádio “Tesourão”, o selecionado de Itapetinga arrancou um empate por 0X0 e levou a decisão para as penalidades, vencendo a seleção de Ibirataia por 7X6 e se classificando para a penúltima fase do campeonato.

Ipiaú: Mulher se atrapalha e recebe corpo errado para velório


A família do taxista Edvaldo Costa Mota, de 68 anos, foi surpreendida quando esperava receber o corpo para sepultamento da tarde desta segunda-feira (24), na cidade de Ipiaú, sul do estado. 

O idoso faleceu após passar por uma cirurgia no Hospital Roberto Santos, em Salvador. O corpo do taxista foi levado para o município, mas precisou ser devolvido ao Instituto Médico Legal da capital baiana porque era de outra pessoa. 

A mulher do taxista assumiu a culpa pela troca: “Estava desesperada, ansiosa pra trazer logo o corpo dele, aí o rapaz me mostrou um corpo lá em cima, então pensei que fosse o de Edvaldo. 

Por bebida alcoólica, pais exploravam sexualmente três filhas adolescentes


Os pais de três adolescentes de 10, 11 e 14 anos foram presos acusados de explorar sexualmente as filhas na zona rural de Vitória da Conquista. 

Os policiais militares chegaram ao pai e mãe após uma denúncia de abuso sexual a uma adolescente de 14 anos, por parte de um homem de 27 anos. A denúncia foi feita através do número 190 da polícia militar por um tio das vítimas, na noite da última sexta-feira (21). 

Uma guarnição do 3º Pelotão da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar foi até o local, no povoado de Corta Lote, e constatou que as meninas estavam sendo maltratadas pela mãe e pelo padrasto. Elas dormiam em um quarto junto com animais.

domingo, 23 de novembro de 2014

Mulher é assassinada pelo sobrinho em Itabuna


Elizailde de Jesus Sousa, 32 anos, mãe de três filhos, foi assassinada a golpe de faca por seu próprio sobrinho, Thiago Sousa Vieira, conhecido no mundo do crime como “Dêda”, de 25 anos. 

O crime aconteceu no início da madrugada de domingo (23), na rua São Geraldo, no bairro Novo Lomanto, em Itabuna. Thiago estava preso no Conjunto Penal de Itabuna desde o ano passado, por assalto a mão armada na mesma cidade. Ele, que é morador do bairro Jorge Amado, foi liberado na última quinta-feira (20).

O irmão da vítima contou para o Verdinho que Elizailde morava no Condomínio Pedro Fontes II, mas passava a maior parte do tempo com sua mãe que passou mal após o crime, tendo que ser amparada e encaminhada para o hospital em estado de choque.

Rui Costa deve anunciar novo secretariado a partidos aliados nesta segunda-feira


O governador eleito Rui Costa deve reunir partidos e deputados da base aliada nesta segunda-feira (24) para apresentar as decisões relacionadas à reforma da máquina administrativa do estado, segundo informações de Levi Vasconcelos, da coluna Tempo Presente do jornal A Tarde. 

Ainda de acordo com a coluna, o petista, que deve passar todo o fim de semana em reuniões para fechar as mudanças, deve extinguir ou fundir secretarias e órgãos; em alguns deve trocar os titulares e suprimir cargos.

 “A essência da questão é redefinir o modo de fazer as coisas, de forma que seja mais rápida, melhor e a um custo menor. Temos formas operacionais de mais de 50 anos. É evidente que quando se propõe isso, a tendência é o enxugamento”, disse Rui, à coluna. 

Mulher nua para trânsito e sobe em para-choque de caminhão


O trânsito em uma avenida em no estado de Goiânia teve um transtorno, no mínimo inusitado no meio desta semana. Uma mulher totalmente nua quase causa acidente na Avenida Planície, no Conjunto Itatiaia, em Goiânia. 

A mulher que não foi identificada caminhou no meio da via e veículos tiveram que desviar para que ela não fosse atropelada. As imagens do fato ocorrido nesta quarta-feira (19), só foram divulgadas nesta sexta-feira (22). 

Segundo informações dos moradores da região, um caminhão buzinou para que a mulher desse passagem. Em seguida, ela foi até o veículo, bateu com a mão na frente da cabine e subiu no para-choque. 

Bahia perde para o Atlético-PR e pode ser rebaixado neste domingo


O Bahia perdeu para o Atlético-PR por 2 a 1 na noite deste sábado (22) e pode ser rebaixado já neste domingo, caso Vitória e Chapecoense vençam suas partidas. 

O tricolor ainda tem pela frente dois jogos: Grêmio na Fonte Nova no próximo domingo (30) e por fim o Coritiba, no Couto Preira na rodada final. O Bahia entrou em campo precisando vencer para continuar vivo na Série A. 

O técnico Charles repetiu a escalação do time que venceu o Criciúma no meio da semana, com uma diferença: com Kieza lesionado, Henrique começou jogando como titular. 

sábado, 22 de novembro de 2014

Uma em cada três mulheres é vítima de violência em casa


Uma em cada três mulheres no mundo é vítima de violência conjugal, em uma verdadeira epidemia que chama a atenção dos especialistas de saúde. 

Um estudo conduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que muito pouco tem sido feito para frear o problema e que 7% das mulheres ainda sofrerão durante suas vidas algum tipo de violência sexual. 

O estudo foi publicado pela revista Lancet que, em uma série de informes, revela como a violência contra a mulher é um fenômeno global, que atinge diversas regiões, religiões e extratos sociais.

Padre é preso com 200 kg de maconha escondidos em igreja


Um padre foi preso junto a outras duas pessoas na Paróquia São Judas Tadeu, no município de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, pela posse de 200 kg de maconha e um revólver calibre 38, escondido entre as imagens no altar da igreja. 

Os nomes dos suspeitos e outros detalhes da prisão não foram divulgados pela Polícia Civil, que ainda investiga os envolvidos. 

De acordo com moradores da região, celebrações rotineiras não eram realizadas há algum tempo na igreja, que estava fechada nesta sexta-feira (21). 

Homem é morto dentro de farmácia em Conquista


Um homem foi morto a tiros de revólver na avenida Principal da Urbis VI, Zona Sul de Vitória da Conquista, na noite desta sexta-feira (21). 

De acordo com testemunhas, a vítima estava na avenida quando sofreu o atentado. Ele correu e caiu dentro de um estabelecimento comercial. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência esteve no local, constatando a morte prematura. Agentes da Polícia Militar fizeram rondas pela região, mas até o momento não capturou nenhum suspeito pelo crime. 

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Políticos são os próximos alvos da operação lava jato


Depois de mandar para a cadeia lobistas, executivos, diretores da Petrobras e grandes empreiteiros do País, a nova fase da operação Lava Jato, da Polícia Federal, vai cercar os políticos sem mandato – e pode ocorrer a partir de Janeiro, quando alguns dos citados nas delações premiadas perderão o foro privilegiado.

São pelo menos 70 parlamentares, entre senadores e deputados, envolvidos até agora pelo doleiro Alberto Youssef e pelo ex-diretor da petroleira Paulo Roberto Costa. O cenário explica a luta do deputado federal André Vargas, ex-PT, para se manter na Câmara e evitar a cassação.

Pelos relatórios da PF, Vargas é o deputado escancaradamente citado por Youssef, que pagou até viagem de jatinho. Vargas não disputou eleição, e pode ser preso em Janeiro. Informações do Sudoeste Hoje.

Obesidade leva 2,4% do PIB do Brasil, aponta estudo


O custo da obesidade no Brasil já chega a alcançar 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas produzidas em um país. 

A informação é de um estudo internacional feito pelo McKinsey Global Institute, que mostra o aumento dos gastos no combate ao problema no mundo. 

No país, a obesidade está em terceiro lugar em uma lista de problemas de saúde pública que mais pesam na economia, atrás de mortes violentas e alcoolismo, mas na frente de tabagismo. De acordo com o Ministério da Saúde, 51% da população brasileira está acima do peso. 

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Bahia: Mulher é condenada a pagar R$ 110 mil por traição


Uma moradora de São Gonçalo dos Campos foi condenada em maio deste ano a pagar uma multa por ter traído o ex-marido. A decisão judicial foi divulgada na última terça-feira pelo Fórum do município.

O valor inicial determinado pela justiça durante o processo era de R$ 50 mil, depois passou para R$ 93 mil com os juros e correções, e atualmente está em R$ 110 mil.

O processo chegou a ser incluído na Semana Nacional de Conciliação pelo juiz José Brandão, mas ao ser informada sobre o estado atual da dívida, a mulher desistiu de pagar e por isso os bens dela serão penhorados para garantir que o dinheiro seja pago.

Casamento ruim aumenta risco de problemas cardíacos, diz estudo


Um casamento ruim pode trazer vários problemas para os cônjuges, inclusive problemas literalmente do coração. Segundo um estudo feito na Universidade de Michigan, nos EUA, existe uma forte relação entre a qualidade do casamento e a saúde do coração. 

Os problemas cardíacos também afetariam principalmente os mais velhos. Para chegar às conclusões, os pesquisadores avaliaram 1,2 mil pessoas casadas, que tinham entre 57 e 85 anos no início do estudo.

Eles responderam várias perguntas sobre a qualidade do casamento e sobre o histórico de ocorrências cardiovasculares. Além disso, tiveram a saúde cardíaca avaliada por testes laboratoriais. 

Crianças com alergia ao leite não devem tomar vacina contra sarampo de laboratório


Um comunicado do Ministério da Saúde alerta as secretarias estaduais e municipais de Saúde que não apliquem a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, em crianças que tenham histórico de alergia à lactose, a proteína do leite de vaca (APVL). 

Segundo a pasta, a restrição vale apenas para doses fornecidas pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. “A informação é preventiva, pois foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia ao leite de vaca. 

Vale ressaltar que todas as crianças passam bem”, informou, em nota, o ministério. Crianças com intolerância à lactose do leite podem receber a vacina normalmente. 

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Bahia: Irmão Lázaro está cotado para ser vice de ACM Neto


O deputado federal eleito Irmão Lázaro (PSC) está com seu passe valorizado após ter obtido 161.438 votos. O mesmo está cotado para ser candidato a prefeito de Feira de Santana.

Mas o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), está articulando para ter o Irmão Lázaro como seu vice na eleição de 2016. 

O objetivo de Neto é ter um vice forte, e ainda viabilizar a reeleição do prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (DEM).

Maiquinique: Coelba realizará desligamento programado nesta quinta-feira


Para efetuar serviços de manutenção e melhorias na rede elétrica, a Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido, nesta quinta-feira dia 20/11/2014, das 08:00hs da manhã, ás 11:15hs da manhã.

Nas seguintes localidades: Rua Zeferino Silveira Filho; Rua Barita e diversas ruas do Bairro Morumbi. Esse desligamento será necessário para que técnicos da empresa possam realizar com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica que atende ao município.

Para sua segurança, a Coelba alerta que reparos nas instalações ou equipamentos elétricos internos devem ser feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período de interrupção do fornecimento de energia.

Maiquinique: Acidente envolvendo motocicleta e pá-carregadeira deixa comerciante ferido


Um grave acidente foi registrado no final da tarde desta quarta-feira, 19, na Luiz Viana Filho, Centro, Maiquinique. A colisão aconteceu por volta das 17:30 horas, próximo ao Clube Social e envolveu uma motocicleta que colidiu com uma pá-carregadeira.

Segundo informações, José Carlos Ferreira Lima {Zé Folia}, 44 anos, trafegava conduzindo a motocicleta Honda XR 200 de cor branca, placa policial-JMR 6247 quando acabou colidindo com uma máquina pá-carregadeira.

No acidente, Zé Folia levou uma pancada grave na cabeça, sofreu dois cortes e foi socorrido para o hospital local, mas devido à gravidade dos ferimentos teve que ser encaminhado para Itapetinga e foi transferido em seguida para o Hospital de Base em Conquista.

Polícia apreende 350kg de maconha em Salvador


Cerca de 350 quilos de maconha e 9,5 quilos de cocaína transportados em uma caminhonete de Irecê com destino a Salvador foram apreendidos em uma operação do Departamento de Narcóticos (Denarc) e Polícia Federal na madrugada de segunda-feira (17/11). 

Ricardo Barbosa, 34 anos, e Priscila Carvalho dos Santos, 23 anos, foram presos em flagrante no bairro de Valéria, em Salvador, com a droga. A droga apreendido está avaliada em R$ 500 mil. 

Ricardo e Priscila estavam em uma Ford Ranger, da placa JQQ-6300. Eles saíram de Irecê com 323 tabletes de maconha prensada e mais nove tabletes de cocaína, guardados em sete sacos. 

Bandidos roubam carro, trocam tiros com a polícia e capotam na fuga – 1 morre


Noite agitada em Macarani. Na noite desta terça-feira, 18/11/14, dois assaltantes roubaram um veículo em Macarani e fugiram em direção a BA-130, Rodovia Macarani/Itapetinga.

A Polícia manteve contato com a 8ª CIPM de Itapetinga e o comando enviou uma guarnição do PETO para tentar interceptar o referido veículo a partir da BA-263, Rodovia Itapetinga/Itororó.

Houve perseguição, o veículo dos bandidos capotou na altura da Ladeira da Peroba, um dos ocupantes morreu no local e o outro foi socorrido ao Pronto Atendimento da UPA.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Açúcar: Os perigos do excesso para a saúde


O açúcar está na mira de médicos e nutricionistas tanto quanto a gordura trans, a gordura saturada e o sódio. 

Para ter ideia dos perigos relacionados a ele, seu consumo deve ser controlado da mesma maneira que o álcool e o tabaco, segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA). Mas, calma lá, ele não precisa ser totalmente banido da dieta! O exagero é que deve ser evitado. 

E é exatamente nesse ponto que nós, brasileiros, estamos pecando (e muito). "Prova disso é que, no final do século 19, o consumo médio anual, por pessoa, era de dois quilos de açúcar. Hoje, são 37!

Firmino decide e Brasil fecha ano com 6ª vitória seguida


 A seleção brasileira derrotou a Áustria por 2 a 1, na tarde desta terça-feira (18), no estádio Ernst Happel, em Viena, no último amistoso do time de Dunga na temporada de 2014. 

Os gols do Brasil foram anotados por David Luiz e Firmino, enquanto Dragovic descontou para os austríacos. 

Apesar do resultado positivo, a equipe de Dunga enfrentou dificuldades na partida e só conseguiu confirmar o triunfo já nos minutos finais em um belo chute de fora da área do meia atacante Firmino. 

Bahia vacinará 210 mil grávidas contra coqueluche


Em torno de 210 gestantes da Bahia devem receber a vacina contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) a partir deste mês. Além das grávidas, 1,8 mil profissionais de saúde no estado também serão imunizados.

Segundo comunicado do ministro da Saúde, Arthur Chioro, nesta segunda-feira (17), 66,8 mil doses da vacina foram repassadas para a Bahia e, partir de novembro, a pasta passará a enviar cota mensal com 21,6 mil unidades da vacina. 

Em todo o país, a estimativa é imunizar mais de 2,9 milhões de gestantes e 324 mil profissionais da área de saúde. Na Bahia, foram registrados 663 casos da doença e quatro mortes, entre 2011 e 2013. 

Itaimbé: Homem morre ao cair de telhado e quebrar o pescoço


Na manhã de segunda-feira (17), Jackson Vieira Seles, 38 anos, sofreu uma queda do telhado de uma residência onde fazia um reparo para evitar vazamento, após pisar em um ripão que não suportou seu peso, Jackson caiu de uma altura de aproximadamente três metros.

Na queda, ele quebrou o pescoço, estourou os tímpanos e teve sangramento pela boca e nariz. Jackson, que reside no Distrito de Itaimbé (Coréia), pertencente ao município de Potiraguá, morreu no local, seu corpo foi removido pelo auxiliar de necropsia Guinaldo Porto do DPT de Itapetinga e encaminhado ao IML de Vitória da Conquista para necropsia.

Beneficiários da Tarifa Social de Energia devem atualizar cadastro


Os beneficiários da Tarifa Social de Energia de todo o país que estão com os dados desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal, terão que regularizar a situação para manter o desconto de até 65% na conta de energia. 

Na Bahia, cerca de 980 mil clientes estão sendo convocados para atualizar as informações cadastrais. A renovação e validação dos dados são obrigatórias conforme a Resolução Normativa 572/2013 da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. 

A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, está notificando, por meio de envio de correspondência, os clientes que apresentam algum tipo de pendência na base de dados do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).